Projeto Mulheragem mistura cinema e música no Recanto das Emas
De sexta a domingo, as atividades voltadas para o público feminino movimentam o Centro de Artes e Esportes Unificados
Pluralidade é a palavra. O projeto Mulheragem vai reunir diferentes etnias, sexualidades e classes sociais para um fim de semana repleto de arte e cultura no Recanto das Emas. A programação inclui shows, filmes, rodas de conversa, oficinas, debates e performances.
Uma das organizadoras do evento, Lena Tosta explica que o objetivo do Mulheragem é realizar um amplo debate sobre o papel da mulher na ciência, na arte e na cultura popular. Tudo isso de mulheres para mulheres. “O feminino pode ser forte e potente”, destaca Lena. O filme La débutante (2016), dirigido por ela, é uma das sete produções que serão exibidas na mostra.
Doutora em Estudos de Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tatiana Nascimento se apresenta no sábado com um looper e dois microfones que vão amplificar e conferir camadas à voz dela. O repertório inclui canções autorais como Oriki de Oyá e Restinga.
Durante os três dias, o protagonismo será das mulheres. “Visibilidade é um termo um pouco gasto — ou que tem limites —, assim como representatividade. Parece que, se uma pessoa estiver lá, nenhuma mais precisa estar. Então, prefiro pensar que eventos assim são importantes para criar, na cidade, uma cultura de atenção à arte autoral feita por mulheres, mas que também são lésbicas, trans, negras e/ou periféricas”, analisa a artista.
*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader
Programação
Sexta (24/5)
17h: performance de Maria Léo Araruna
17h30: exibição de filmes
19h: roda de abertura sobre pluralidade de femininos
Sábado (25/5)
17h: exibição de filmes
19h: roda de debate
21h10: performance com a atriz Nadja Dulci
21h40: Tatiana Nascimento e Projeto Água e Tatá e Danú
Domingo (26/5)
17h: exibição de filmes
19h: roda de debate
Serviço
Mulheragem
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes, Q. 113, lt. 9, Recanto das Emas)
Sexta a domingo, às 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.