Brasília-DF,
15/OUT/2019

Evento no Eixo abre comemorações da Semana do Meio Ambiente

Domingo será repleto de atividades que ensinam a ter uma vida ais sustentável

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Melissa Duarte* Publicação:31/05/2019 06:03Atualização:30/05/2019 17:55

Eixão recebe evento que une diversão e consciência ecológica (Estúdio Carbono/Divulgação)
Eixão recebe evento que une diversão e consciência ecológica

 

Realidade virtual, compostagem, teatro e prevenção a incêndios. Essas palavras parecem não combinar, mas se encontrarão na manhã deste domingo no Meio ambiente no Eixo. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento contempla uma série de atividades em prol da preservação da natureza.

 

O educador ambiental Lucas Miranda vai ministrar oficina de interação com o dois minhocários, onde ocorre compostagem — produção de adubo — a partir de materiais orgânicos. Num primeiro momento, o oficineiro vai reunir as pessoas numa brincadeira de roda, como corre cotia, para interação. Depois, vai deixá-las conhecer e explorar o local sozinhas. Por último, noutra roda, vai explicar como funciona o minhocário.

 

Miranda destaca que é muito fácil fazer um minhocário em casa, além de ótima opção para reduzir a produção de lixo. Bastam minhocas, recipiente plástico — como galão de água ou pote de margarina, por exemplo — e resíduos orgânicos, como restos de comida. Ao dar autonomia para as pessoas escolherem se querem reciclar ou reutilizar um material, por exemplo, a ideia é “empoderar as pessoas para que se sintam responsáveis pelo lixo”.

 

O evento marca o início da Semana do Meio Ambiente, mas vai além: traz a tecnologia como aliada. Prova disso é a atividade sobre realidade virtual. Ao receber um capacete, os participantes poderão se deslocar no espaço e no tempo para conhecer o Pico das Agulhas Negras ou a Chapada dos Veadeiros sem sair do Eixão Norte. “(A atividade) aproxima o público por meio da tecnologia”, comenta a coordenadora da ação Ana Arruda.

 

Além de visual, a experiência de imersão noutra realidade é sinestésica — os cinco sentidos podem interagir. “O cérebro processa a memória da experiência na realidade virtual como algo real”, pontua a também produtora de cinema. A atividade ocorre em parceria com o projeto Políticas da Natureza, do qual também participam Holanda e Dinamarca.

 

Além dessas, outras atividades serão realizadas, todas ao mesmo tempo. Serão elas aula-espetáculo sobre consumo de água, aula de yoga, roda de conversa com indígenas da tribo e coleta de vidro para reciclagem, entre outras.

 

*Estagiária sob supervisão de Vinícius Nader

 

Serviço

Meio ambiente no Eixo

211/212 Norte, Eixão Norte

Domingo, das 9h às 13h. Entrada franca. Classificação indicativa livre. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES