Brasília-DF,
17/MAR/2024

Espaço Cultural Renato Russo recebe a peça Boca seca!

Cia. VíÇeras realiza espetáculo dirigido por Roberto Dagô

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariah Aquino* Publicação:14/06/2019 06:00Atualização:13/06/2019 18:46

Obras nacionais servem de inspiração para o teatro híbrido
 (Thaís Mallon/Divulgação)
Obras nacionais servem de inspiração para o teatro híbrido

 

De sexta (14/6) a domingo (16/6), o Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo recebe a peça Boca seca!, espetáculo realizado pela Cia. VíÇeras. Sob direção de Roberto Dagô, o solo da atriz Déborah Alessandra fala de questões relacionadas à fome e surgiu como uma cena curta, em 2017. 'Nos baseamos no conto do Kafka, Um artista da fome, para criar para o Festival 1/4 de Cena e fomos selecionados', explica Roberto. 'Tivemos vontade então de abranger mais referências e executamos a partir de uma residência artística no Renato Russo.'

 

A partir daí, o trabalho de pesquisa foi desenvolvido com base em obras nacionais que falam do tema: Homens e caranguejos, de Josué Castro; Vidas secas, de Graciliano Ramos e A fome, de Rodolfo Teófilo. Posteriormente, também Clarice Lispector entrou no estudo com A hora da estrela: 'Temos muito interesse em falar da fome existencial, a fome daquilo que nunca é saciado. Nisso, A hora da estrela trouxe uma perspectiva lindíssima', pontua Dagô.

 

A proposta do grupo, que já desenvolveu cinco ou seis espetáculos autorais, é mesclar diferentes técnicas artísticas. 'Esteticamente, varia muito entre a linguagem do teatro e da dança, é uma dramaturgia mais sensória', define o diretor. 'Faz tempo que estamos pesquisando essa nova maneira de falar sobre as coisas, quase de maneira poética', completa Déborah Alessandra. Este é o segundo espetáculo da VíÇeras em que atua como atriz colaboradora.

 

Crias do Espaço Cultural Renato Russo, o grupo reconhece a importância do local: 'Muitos dos artistas da cidade que hoje estão trabalhando, produzindo e pesquisando conheceram o ofício a partir dos workshops que eram ministrados na 508 sul', ressalta Roberto. 

 

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

 

Serviço

Boca Seca!

Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)

Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES