Brasília-DF,
13/NOV/2019

Domingo é dia de são joão do Boi de Seu Teodoro

A festa contará com artistas locais, como os grupos Pé de cerrado, Balé flor do cerrado

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nicole Mattiello* Publicação:21/06/2019 06:05
 (Boi de Seu Teodoro/Divulgação)
 
São joão do boi de seu teodoro, arraiá tradicional de Sobradinho, chega à sua 56° edição neste domingo. O evento acontece sempre do dia 23 para 24 de junho. O motivo da data é o sagrado batizado do boi na passagem de um dia para o outro na noite de São João, santo padroeiro da festa.
 
A comemoração é uma demonstração de respeito pela trajetória de Seu Teodoro, maranhense que, junto a amigos, trouxe para o DF a paixão pela cultura folclórica do Bumba meu boi. Seu filho caçula, Guarapiranga Freire, 44, é artista, autônomo e produtor do evento. Para ele, “A Festa tem que acontecer em respeito ao Seu Teodoro e pelo Batizado do Boi. Juntamos a Cultura Popular conosco para abrilhantar a festa e promover o intercâmbio de cultura local e muita das vezes também nacional”, afirma.
 
O arraiá contará com muitos artistas locais, como os grupos Pé de cerrado, Balé flor do cerrado, Tambor de crioula de Seu Teodoro, Bumba meu boi Seu Teodoro e o cantor Alex Júnior. Além disso, a festa terá as quadrilhas juninas Aparecida, Si bobiá a gente pimba e Num só piscar.
 
A tradicional festa não tem nenhum apoio ou patrocínio este ano. Durante alguns anos, recebeu apoio do Brasília Junina, projeto de fomento aos grupos do DF. Guarapiranga conta que a produção está se esforçando para manter a comemoração. “A presença da comunidade reforça todos nossos esforços durante o ano divulgando nosso trabalho cultural no DF, Entorno e às vezes em outros estados. Estamos contando com nossos esforços próprios e colaboração dos artistas, que tiveram redução de cachês”, disse.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Serviço

São João do Boi de Seu Teodoro

Centro de Tradições Populares de Sobradinho (Av. Contorno Q 15 AE 2 — Sobradinho, DF)
Domingo, das 17h às 1h. Entrada franca. Classificação 
Indicativa Livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES