Exposição traz cotidiano de comunidades da Chapada Diamantina
'Sertão forte', de Noilton Pereira, fica em cartaz até 20 de julho na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson
Noilton Pereira começou a desenvolver o projeto Sertão forte há cinco anos. Com o objetivo de ajudar comunidades carentes na região da Chapada Diamantina, na Bahia, ele passou a fotografar e comercializar as fotos realizadas durante as viagens ao local. São essas as imagens expostas na galeria da Casa Thomas Jefferson, em mostra que leva o mesmo nome do projeto.
As fotos trazem cenas do cotidiano dos habitantes da comunidade e funcionam como uma reportagem do dia a dia na Chapada Diamantina. A ideia é que o dinheiro conseguido com as vendas seja inteiramente revertido para a população. No total, Pereira ajuda 10 famílias, e o projeto tem como prioridade a questão habitacional. “É um projeto modelo, o objetivo é tirar as pessoas da zona de conforto e fazer com que criem seus próprios mecanismos de sustentabilidade. A primeira fase foi a doação de alimentos, a segunda é a construção de casas e a terceira é a sustentabilidade”, explica o fotógrafo.
Radialista, Noilton começou a fotografar depois de notar que a prática poderia dar suporte ao projeto. Autodidata, ele nunca estudou fotografia e, há cinco anos, decidiu que queria se dedicar à área social. “A fotografia nasceu para dar suporte ao trabalho social, porque eu precisava mostrar às pessoas que essas famílias precisam de ajuda. O objetivo do projeto é divulgar a carência dessas pessoas. Como eu consegui colocar uma moldura, criar um avatar e dar vida aos personagens, ficou fácil criar essa identidade”, conta.