Brasília-DF,
17/NOV/2019

Raízes da brincadeira: Projeto resgata jogos infantis

Ação em Samambaia promove o resgate de jogos praticados na infância

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:28/06/2019 06:05
As brincadeiras são propostas por cinco irmãos, moradores da cidade (Curumim/Divulgação)
As brincadeiras são propostas por cinco irmãos, moradores da cidade

Em todo último fim de semana do mês, desde 2015, no estacionamento da Escola Parque 604 de Samambaia, o Projeto Curumim Comum Idade Cultural leva uma tarde de lazer repleta de jogos, atrações culturais e brincadeiras ao ar livre ao famoso Quadradão. O projeto foi idealizado por cinco irmãos, moradores da Samambaia, que decidiram resgatar os jogos da infância e promover arte e lazer.

Sábado (29/6) de manhã, as crianças poderão participar do Cine Curumim e, à tarde, de brincadeiras como jogo de botão, basquete de rua, cavalo de pau, vai e vem, pique bandeirinha e morto-vivo. No domingo, além dos jogos, haverá o Torneio Olímpico de Rua de basquete e apresentação da quadrilha junina Se Bobiá a Gente Pimba para encerrar a tarde. Para participar do torneio de basquete, crianças de até 12 anos devem se inscrever, no local, até às 10h.

“Curumim é uma palavra de origem Tupi que designa as crianças. Como o objetivo do projeto é resgatar raízes, nada melhor do que lembrar nossos ancestrais indígenas”, explica Bruno Lopes, um dos fundadores do projeto. “Queremos proporcionar um acesso mais amplo ao que esse exagero do consumo e avanço tecnológico têm dispersado”, complementa. O “sobrenome do projeto” (Comum Idade Cultural) remete à idade em que, para Bruno, pessoas têm sua primeira imersão cultural.

Atualmente, os cinco irmãos que idealizaram o projeto possuem um escritório de gestão de projetos culturais, também chamado Curumim Cultural, que presta assessoria para ações importantes como o festival Ferrock e a Feira Cultural, ambos de Ceilândia. Há algum tempo, ganharam um prêmio, conseguiram adquirir um carro e passaram a também circular e levar as atividades de lazer a outras cidades e eventos parceiros. 

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira


Serviço

Curumim Comum Idade Cultural

Sábado e domingo, às 10h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES