Um tratamento de riso: espetáculo 'Crônico cômico' chega à capital
O humorista Cláudio Falcão volta a Brasília com pela de stand up comedy
João Paulo Zanatto*
Publicação:05/07/2019 06:00Atualização: 04/07/2019 14:54
Cláudio Falcão leva aos palcos o bom humor em stand up
Rir é o melhor remédio. Frase clichê, não? No entanto, o riso é contagiante e melhora, nem que seja um pouquinho, nossas vidas. O humor é a ferramenta de Cláudio Falcão, que retorna, sábado e domingo (6 e 7/7), aos holofotes da capital com o espetáculo solo Crônico cômico, no Espaço Cultural Renato Russo.
Há cinco anos, o comediante foi submetido a um transplante renal, após noves anos de sessões de hemodiálise. É esta história que gerou o espetáculo. Cláudio conta os momentos difíceis que passou, sempre com uma pitada de bom humor e com um importante intuito: provocar o público a respeito da importância da doação de órgãos.
"É um espetáculo autobiográfico. Surgiu a partir de uma experiência que passei em 2014. Conto a minha trajetória como pessoa e como artista, fazendo uma ponte entre as experiências pessoais, relacionadas à saúde, e à experiência como ator", conta Cláudio ao Correio.
Em formato de stand up comedy, o ator, de cara limpa, divide a cena com três personagens criadas por ele: Berenice, Mary e Gorete. "São três personagens que eu criei. Elas não deixam o Cláudio de cara limpa se apresentar, e acabam aparecendo no espetáculo", revela.
Já são quase cinco anos com esse espetáculo, o artista vê que a apresentação amadureceu ao longo dos anos. "Ir amadurecendo é uma coisa do teatro. O meu espetáculo amadureceu muito por conta da repetição, e minhas peças têm uma característica de serem muito abertas, vão se desenvolvendo ao longo do tempo. Vou acrescentando sempre", finaliza o humorista.
*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira
Serviço
Crônico cômico
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Amanhã, às 20h; domingo, às 19h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.