Planalto Central é representado nas telas de Lêda Watson em 50 anos de gravura
A exposição da carioca apaixonada por Brasilia fica em exposição até 30 de setembro
São 50 anos dedicados ininterruptamente à gravura em metal e, agora, contemplados na exposição retrospectiva 50 anos de gravura no Espaço Cult. A carioca, encantada por Brasília, Lêda Watson apresenta a partir de sábado uma série de trabalhos que materializam não apenas a sua relação com a técnica artística, mas, sobretudo, o seu olhar para o Planalto Central.
“É uma temática que desenvolvo. Toda a região de Brasília me encantou muito, mesmo antes da criação da cidade. A vegetação, os troncos retorcidos, as cores do pôr do sol o tempo todo presentes. Me impressionaram muito”, relembra a artista. Na exposição, ela apresenta trabalhos desenvolvidos de 1969 até hoje. “Representam épocas”, descreve Lêda.
Ela tem no sangue a veia artística. Contudo, foi manuseando as difíceis técnicas de água-tinta e água forte que Lêda encontrou sua forma de expressão. “Dizem que não preciso fazer terapia. Imprimo minha personalidade na gravura que, assim como eu, tem um lado espontâneo e outro racional”, explica. Com poesia e sutileza, a artista retrata a fauna, a flora, as raízes entrelaçadas, os troncos e as flores do seu cerrado. Apesar da rigidez dos materiais que utiliza, suas telas inspiram leveza por meio de formas orgânicas. “A gravura é um desafio que me estimula, não é algo fácil. E ainda estou desenvolvendo técnicas novas”, complementa.
Com a mostra, Lêda celebra uma vida dedicada à arte, à gravura, a Brasília e, também, ao ensino, já que durante anos lecionou com paixão e compartilhou com jovens artistas seu conhecimento.
Serviço
50 anos de gravura
Espaço Cult (Central de Vendas da PaulOOctavio – 208/209 Norte). Abertura sábado às 10h30. Visitação até 30 de setembro. De segunda a segunda, das 9h às 18h.