Brasília-DF,
18/ABR/2024

Arte para todos: Sarau Cultural vai para cidades fora do Plano Piloto

As apresentações musicais são realizadas em escolas desde maio

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nicole Mattiello* Publicação:16/08/2019 06:05Atualização:15/08/2019 18:22
Thiago Francis, curador do Sarau Musical no Interior
 (Pedro Camargo/Studio Aviv)
Thiago Francis, curador do Sarau Musical no Interior
Com a curadoria de Thiago Francis, o Sarau Cultural do Interior dá continuidade à agenda de sua segunda edição. O projeto visa aproximar a música ao público de regiões distantes do centro de Brasília. Esta edição apresenta estilos musicais diversos, do erudito ao popular, como catira, frevo e chorinho.

Thiago, que além de curador do sarau é regente, professor de música e violinista, diz que a escolha de Planaltina não foi por acaso. “O objetivo do sarau é a formação de plateia. Tocar nas escolas a fim de aproximar os músicos profissionais da cidade com uma outra realidade social: a das escolas longe do centro. Uma das escolas escolhidas fica na zona rural Tabatinga, a quase 1h30 de carro da Asa Sul, e, lá, a recepção dos alunos e da comunidade escolar foi uma das mais entusiasmadas, pois, para muitos alunos, é a primeira vez que presenciam ao vivo músicos gabaritados de orquestra”, afirmou. As escolas já recebem o projeto desde maio.

A programação escolhida foi de grupos menores de músicos e instrumentos, para ilustrar como eles se comunicam e se organizam por meio da história da música, dos diferentes estilos e compositores. O evento contará com apresentações de orquestras de câmara, quinteto de sopros, quarteto de cordas, duo de violoncelos, quinteto de metais, grupos musicais de raiz, MPB, clássicos nacionais e internacionais, música latina e caipira, como o violeiro caipira Roberto Corrêa, artista reconhecido nacionalmente que será a atração desta sexta-feira (16/8) do sarau.

Para o curador, a ajuda dos músicos foi essencial para atingir o objetivo do sarau de levar cultura para áreas fora do centro da capital. “Para essa edição todos os artistas contribuíram para o sucesso do projeto, pois muitos dos músicos se identificaram com a realidade das crianças dessas escolas: a falta de oportunidades e o difícil acesso à cultura”, concluiu.

*Estagiária sob a supervisão de Igor Silveira

Serviço
Sarau Cultural no Interior 2019
Museu Histórico de Planaltina (St. Tradicional Q. 57, Planaltina, DF). Nesta sexta-feira (16/8), às 16h. Apresentação do violeiro caipira Roberto Corrêa. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES