Brasília-DF,
17/MAR/2024

Ópera barroca é encenada com elementos contemporâneos no CCBB

A ópera 'Venus and Adonis', mais antigo exemplo de ópera inglesa, será levada aos palcos no CCBB neste final de semana por 23 músicos e quatro diretores do Coletivo Conosco, com roupagem atual

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:16/08/2019 06:06Atualização:15/08/2019 19:17
Com roupagem contemporânea, ópera barroca Venus and Adonis está em cartaz (Beto Almeida Jr/Divulgação)
Com roupagem contemporânea, ópera barroca Venus and Adonis está em cartaz

A ópera barroca Venus and Adonis está em cartaz, neste fim de semana, no Teatro do CCBB. A obra, escrita no século 17 pelo organista inglês John Blow, é o mais antigo exemplo de ópera inglesa, e é marcada por algumas quebras de paradigmas da época. Primeiro, porque o libreto foi escrito por uma mulher. Segundo, porque também uma mulher é a condutora da trama. Outra inovação é o fato de haver uma ação musical contínua na peça. 

Associada ao estilo masque (uma espécie de semiópera), Venus and Adonis é uma sátira das aventuras amorosas do rei Charles II e de sua corte, criando uma analogia entre o soberano e seu povo. Trazendo o espetáculo para o século 21, o coletivo Conosco arregimenta quatro diretores e 23 músicos para dar uma roupagem contemporânea à ópera, com elementos como o cenário, que é uma instalação, e três bailarinos: uma acrobata, um dançarino contemporâneo e um de dança de rua.

"Quase tudo que a gente escolhe pra fazer é inédito no Brasil, ou foi feito de forma amadora ou acadêmica”, justifica o diretor André Vidal. “As pessoas vão ver que essas representações antigas continuam atuais. Há um paralelo com o que a gente vê ainda hoje”, conclui.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Serviço
Venus and Adonis
Teatro do CCBB (SCES, Tc. 2, cj 22; 3108-7600). Sexta e sábado, às 20h30. Domingo, às 19h30. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Classificação indicativa livre.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES