Caixa Cultural revive a Era de Ouro em espetáculo
'No tempo dos regionais' traz ao palco músicas populares que tocavam há 70 anos
Vinícius Veloso*
Publicação:23/08/2019 06:01Atualização: 22/08/2019 18:13
O teatro da Caixa Cultural Brasília apresenta o espetáculo No tempo dos Regionais, que resgata a tradicional época das rádios, onde os conjuntos regionais acompanhavam os cantores ao vivo nos estúdios. Músicas que tocavam há 70 anos estarão presentes no show, que conta com o grupo Fernando César e Regional e a cantora Ellen Oléria.

Fernando César resgata canções da época em que os conjuntos regionais tocavam nas rádios
“Esse projeto tem como intuito mostrar um pouco da importância dos conjuntos regionais na música popular brasileira. Eles foram o alicerce dos cantores durante décadas. Seguravam a onda nas rádios com apresentações de acompanhamento dos artistas ao vivo”, explica o violonista Fernando César.
O grupo de Fernando é essencialmente instrumental e vai explorar essa característica no show, que surge com partes exclusivas do álbum Tudo novamente e com canções de décadas passadas cantadas pela brasiliense Ellen Oléria. Músicas como Flor amorosa — considerada por muitos o primeiro choro registrado, de Joaquim Antônio da Silva Callado, e De mais ninguém (Marisa Monte e Arnaldo Antunes) estão confirmadas na apresentação.
“Queríamos uma roupagem mais nova, com cantores da atualidade. Existia um contato inicial com a Ellen e foi uma escolha interessante. Ela sempre demonstrou interesse em cantar choro, tem o perfil ideal para o início do projeto”, conta Fernando.
Segundo o violonista, a intenção é manter o projeto com mais apresentações e novos cantores, além de produzir um registro gravado.
*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira
Serviço
No tempo dos Regionais
Caixa Cultural Brasília (SBS Q. 4 lt. 3/4)
Nesta sexta (23/8) e sábado (24/8), às 20h e domingo (25/8), às 19h. Espetáculo com Fernando César e Regional acompanhados por Ellen Oléria. Ingressos a partir de R$ 15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.