Brasília-DF,
21/SET/2019

Grupo Liquidificador reinventa clássico de Brecht com drag kings no palco

O espetáculo 'A resistível ascensão de Arturo Ui' estreia neste fim de semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
João Paulo Zanatto* Publicação:06/09/2019 06:01Atualização:05/09/2019 18:58
Grupo Liquidificador apresenta novo espetáculo, baseado em texto de Bertolt Brecht (Natasha de Albuquerque/Divulgação)
Grupo Liquidificador apresenta novo espetáculo, baseado em texto de Bertolt Brecht


As performances teatrais nos abrem os olhos de diversas maneiras em relação ao mundo contemporâneo. É justamente esta a proposta do Grupo Liquidificador, que estreia neste fim de semana o espetáculo A resistível ascensão de Arturo Ui, no Espaço Cultural Renato Russo.

O grupo adaptou um clássico de 1941 de Bertolt Brecht, que transporta a história de Hitler para o mundo dos gangsters americanos. Bem-humorado, o espetáculo é protagonizado pela performance de quatro drag kings, em que quatro atrizes se revezam entre os 27 personagens, todos masculinos, do texto. "Cada atriz faz um drag king, e esses drag kings fazem todos os personagens da peça. É um deboche com o gênero masculino, é o universo masculino sendo feito totalmente por mulheres", diz Fernando de Carvalho, diretor do espetáculo.

Mesmo sendo um texto da década de 1940, a adaptação do Grupo Liquidificador pretende provocar no público reflexões acerca dos dias atuais. "Mesmo o texto de Brecht se passando na época da Segunda Guerra Mundial, quando Hitler invadiu a Áustria, nós mostramos que estamos vivendo algo similar, essa onda de autoritarismo acontecendo no mundo todo", aponta o diretor.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Serviço
A resistível ascensão de Arturo Ui
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Sexta-feira (6/9) e sábado (7/9), às 20h; domingo (8/9), às 19h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES