Brasília-DF,
17/MAR/2024

6° Festival Primeiro Olhar encerra a temporada

Espetáculo A geometria dos sonhos e o lançamento de canal audiovisual para a primeira infância vão fechar a edição

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:20/09/2019 06:01Atualização:19/09/2019 11:55

Com linguagem poética e abstrata, 'A geometria dos sonhos' conta a história de uma pedra que queria ser nuvem para voar (La Casa Incierta/Divulgação)
Com linguagem poética e abstrata, 'A geometria dos sonhos' conta a história de uma pedra que queria ser nuvem para voar

 

Neste final de semana, se encerra a temporada de espetáculos do 6º Festival Primeiro Olhar, no Espaço Cultural Renato Russo, que, neste ano, contou exclusivamente com apresentações da companhia teatral La Casa Incierta, organizadora do evento. Tanto o festival quanto a companhia são pioneiros e especialistas em teatro para a primeira infância, ou seja, crianças de 0 a 6 anos, ou de 0 a 3 anos — a primeiríssima infância. 

 

Para dar boa noite ao evento, apagar as luzes e encerrar em um clima onírico, será levado ao palco do Teatro Galpão, sábado e domingo, o espetáculo A geometria dos sonhos, que já tem 14 anos de estrada, tendo estado em Charleroi (Bélgica), e já passou por Portugal, Itália, França, Espanha, e várias cidades brasileiras, incluindo a aldeia guarani kaiowá de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e uma comunidade calunga em Vão das Almas, em Cavalcante (GO).

 

Com linguagem poética, um tanto quanto abstrata, e calcada em elementos cênicos como uma pedra, uma bacia, um sino e uma pena, a peça conta uma história que faz as crianças sorrirem e os adultos chorarem. “O espetáculo é um sonho poético. A história de uma pedra que queria ser nuvem para poder voar. Mas os adultos também acompanham. Fala do drama das lutas contra nossos pesos e os nossos sonhos de leveza”, reflete Clarice Clardell, atriz e fundadora da companhia. 

 

Bebelume

 

Outra novidade terá vez no encerramento do festival. Às 17h, logo após as apresentações teatrais, será lançado, com direito a cineclube gratuito, o canal Bebelume, no Youtube, projeto paralelo de Clardell, que veiculará materiais audiovisuais voltados para o público na primeira infância. A partir de amanhã, estará disponível primeira série do canal, com doze episódios, mas já dá pra acessar alguns teasers. “É um projeto ousado. Não existe muita produção de audiovisual para a primeiríssima infância”, afirma Clarice. 

 

“Nesse canal, pretendemos criar um espaço de poesia visual, trasladar isso pra o universo do audiovisual”, explica. Para acompanhar, basta se inscrever no canal Bebelume no Youtube. Segundo Clarisse, já tem uma segunda série prestes a ser veiculada.


*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

 

Serviço

A geometria dos sonhos

 

Espaço Cultural Renato Russo. Sábado e domingo, às 11h e às 16h. Espetáculo da companhia teatral La Casa Incierta, como parte do Festival Primeiro Olhar, com lançamento do canal Bebelume, às 17h, com entrada franca. Ingressos: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Classificação indicativa livre. 


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES