Brasília-DF,
19/OUT/2019

Peça teatral traz a cozinha mineira para os palcos

Apresentações ocorrem neste fim de semana no Espaço Cultural Renato Russo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Roberta Pinheiro Publicação:27/09/2019 06:01Atualização:26/09/2019 20:13

Enluarada - Uma epopeia sertaneja mistura música, teatro e culinária
 ( Diego Bresani/Divulgação)
Enluarada - Uma epopeia sertaneja mistura música, teatro e culinária

Na cozinha, Maroca entoa canções de Zé Mulato & Cassiano enquanto prepara uma galinhada. Cheiro de açafrão, alho e cebolinha tomam conta do ambiente e se misturam com melodias românticas. Entre uma nota e um tempero, a donzela mineira conta a história de amor com o vaqueiro e violeiro Heitor. Sob o olhar da lua, convida o público para refletir sobre questões regionais, porém universais; sobre o masculino e o feminino e, principalmente, sobre imagem do sertão mineiro e da cultura popular.

 

Criada por uma brasiliense de raiz mineira, Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja remonta uma antiga cozinha mineira e traz à tona os mitos e ritos que envolvem tradições e percorre o mundo invisível, revelando o universo fantástico e ficcional do interior brasileiro. Enquanto prepara uma galinhada que, ao final da peça será degustada pelo público, a atriz Caísa Tibúrcio costura histórias cantadas que misturam narrativas inventadas e vivências familiares, recolhidas sob o recorte do olhar feminino. 

 

Com direção de Denis Camargo e direção musical de Fernando César, o espetáculo é uma reunião de elementos afetivos. Cenário, figurino, canções — composições de Caísa, sua família, da dupla Zé Mulato & Cassiano, além de clássicos, como Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga — e encenação próxima ao público, olho no olho, traduzem uma intimidade humana. “Sempre me fascinou muito esse ambiente, a musicalidade, as palavras, os sotaques. São referências estéticas e musicais de um Brasil pouco falado”, comenta Caísa.

 

Serviço

Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja

Na sala multiuso do Espaço Cultural Renato Russo. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa: 12 anos.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES