Brasília-DF,
26/ABR/2024

Grupo Giramundo traz literatura fantástica de Murilo Rubião para o teatro

Grupo de teatro transforma literatura fantástica do autor em espetáculo multimídia

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Roberta Pinheiro Publicação:11/10/2019 06:03Atualização:11/10/2019 10:52
Giramundo resgata contos de escritor mineiro para nova montagem, 'O pirotécnico Zacarias' (Elmo Alves/Divulgacao)
Giramundo resgata contos de escritor mineiro para nova montagem, 'O pirotécnico Zacarias'

 
A união entre a literatura fantástica do escritor Murilo Rubião e o trabalho multimídia do grupo teatral Giramundo resultou na montagem O pirotécnico Zacarias. Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, o espetáculo dialoga com a escrita do mineiro e a nova vertente de trabalho da companhia. Além disso, costura cinco contos de Rubião: O pirotécnico Zacarias, O ex-mágico da taberna minhota, Teleco, o coelhinho, O bloqueio, Os comensais.

Para o diretor e responsável pela adaptação do roteiro, Marcos Malafaia, o personagem Zacarias é o fio condutor das histórias e o espetáculo é uma fábula sobre o homem contemporâneo, um herói Muriliano que, mesmo sendo mágico, é incapaz de mudar a realidade, ou mesmo de compreender sua posição nela.

O cenário fantástico criado por Rubião é perfeito para os desdobramentos teatrais desejados pelo grupo. Prestes a completar 50 anos, o Giramundo abre novos caminhos ao integrar outras linguagens ao teatro de boneco, como o cinema, a animação, objetos, a dança, a música. "A gente tentou ser fiel ao propósito de espanto do Rubião. Ele não trabalhava com uma estrutura narrativa que hoje está muito em voga por causa da produção audiovisual que é uma estrutura que faz um sentido lógico. Essa falta de sentido lógico leva o espectador não para uma narrativa linear e sim para uma espécie de estado de espírito, uma experiência de reflexão interna. A montagem deixa uma pergunta ao espectador. Existe o roteiro, a estrutura, os textos são intactos, mas cada espectador vê um sentido próprio. A composição das cenas não é fechada. É quase um exercício de autoanálise", explica Malafaia.

Serviço

O pirotécnico Zacarias
Do Grupo Giramundo. No Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil. Até 27 de outubro. De quinta a sábado, às 20h; e domingo, às 19h30. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do CCBB e também no site www. eventim.com.br. Não recomendado para menores de 16 anos

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES