Brasília-DF,
12/NOV/2019

'Elizabeth tudo pode' anima fim de semana das crianças com espetáculo infantil

A peça transforma a história da rainha Elizabeth I em narrativa teatral dentro de um cenário colorido e cheio de vida

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Roberta Pinheiro Publicação:25/10/2019 06:01Atualização:24/10/2019 19:07

As histórias são encenadas em um cenário colorido e repleto de possibilidades criado a partir de caixas de papelão (Eduardo Barroso/Divulgação)
As histórias são encenadas em um cenário colorido e repleto de possibilidades criado a partir de caixas de papelão

 

A biblioteca de Alexandria reabre as portas e, principalmente, as páginas dos livros para contar a história de uma princesa, uma jovem que de tão real virou rainha: a Elizabeth I. Entre um capítulo e outro de Elizabeth tudo pode, aparecem personagens e contos conhecidos do público infantil como a Rainha de Copas, o Patinho Feio e até a Dona Baratinha.

 

“Tem história para todo mundo. As crianças menores se divertem com as músicas, os bonecos e o colorido. As mais velhas fazem ligação do que narramos e o que estão aprendendo na escola, como o absolutismo e a própria personalidade da rainha. Tem muita Literatura e História. Os pais se divertem juntos e ainda compartilham com os filhos”, comenta a protagonista e autora do texto, Juliana Zancanaro.

 

As histórias são encenadas em um espaço colorido e repleto de possibilidades, uma enorme biblioteca criada a partir de caixas de papelão, feito pelo artesão Virgílio Mota. Os livros ganham vida e também dão vida a personagens, como a traça gourmet D. Cesárea , que só devora bons livros. Com direção de Luciana Martuchelli, Elizabeth tudo pode conta ainda com o ator e cantor Filipe Lima, que interpreta outros 37 personagens, e André Aires, que será o William Shakespeare, o grande marco cultural da Era Elisabetana.

 

A Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas sempre se inspirou em outros textos e fatos reais, apesar de imprimir a personalidade da companhia em cada criação. “As crianças adoram contos de fadas, reis e rainhas, então, por que não contar a história de uma rainha de verdade? A principal motivação é mostrar que a História é feita por pessoas reais e que elas podem criar a própria história e contribuir para o mundo de uma forma pessoal, única e importante”, conclui Juliana.

 

Na estrada desde 2011, a peça percorreu cidades brasileiras como São Paulo e Belo Horizonte e também foi apresentada na Argentina e na Colômbia, o que originou um livro homônimo bilíngue. A publicação estará à venda.

 

Serviço

Elizabeth tudo pode

No Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Da Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas com texto de Juliana Zancanaro e direção de Luciana Martuchelli. Sábado (26/10) e domingo (27/10), às 16h. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Na bilheteria ou antecipados pelo Sympla. Classificação indicativa livre. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES