Brasília-DF,
12/NOV/2019

Monólogo apresenta legado de Paulo Freire para a educação brasileira

Paulo Freire, o andarilho da utopia está em cartaz no Teatro dos Bancários este fim de semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
João Paulo Zanatto* Publicação:01/11/2019 06:02Atualização:31/10/2019 17:56
Monólogo 'Paulo Freire, o andarilho da utopia' apresenta um pouco da vida de um dos mais notáveis brasileiros e um dos maiores pensadores mundiais (Dalton Valerio/Divulgação)
Monólogo 'Paulo Freire, o andarilho da utopia' apresenta um pouco da vida de um dos mais notáveis brasileiros e um dos maiores pensadores mundiais

 
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Essa é uma das grandes frases cunhadas por Paulo Freire, um dos maiores pensadores sobre educação no mundo. O Patrono da Educação Brasileira recebe uma justa homenagem com o espetáculo Paulo Freire, o andarilho da utopia, em cartaz neste fim de semana no Teatro dos Bancários.

Sábado (2/11) e domingo (3/11), o monólogo inspirado no educador traz para os palcos a vida, os ensinamentos e obras do pensador. Em cartaz pelo Brasil desde 2018, o ator Richard Riguetti, responsável por interpretar Paulo Freire, conta que o impacto da peça é fantástico. “Paulo Freire é um ícone na educação mundial, ele está presente no território brasileiro de norte a sul, leste a oeste. Por onde passamos, a repercussão é incrível, as pessoas se identificam com ele”, aponta o ator em entrevista ao Correio.

No entanto, o ator deixa claro que o espetáculo não tem uma função de reproduzir a vida de Paulo Freire de forma temporal. “Nós transformamos o ato em vários territórios. Tem trechos da infância, da prisão, por exemplo. É muito mais um apanhado do que um seguir em forma cronológica”, relata Richard e ainda ressalta. “A principal mensagem da peça é o verbo esperançar. Acreditar no futuro, no sonho, na realização de um mundo melhor”, completa.

A ideia de trazer Paulo Freire aos holofotes dos teatros veio de Richard e Luiz Antônio Rocha, responsável pela encenação do espetáculo, logo convidaram Junio Santos para ficar encarregado da dramaturgia. Hoje, a equipe conta com 22 pessoas no total e já circularam com a peça por diversos estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Serviço
Paulo Freire, o andarilho da utopia
Teatro dos Bancários (314/315 Sul; 3262-9090). Sábado, às 21h; domingo, às 20h. Ingressos a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Assinantes do Correio têm 50% de desconto sobre o valor da inteira. Vendas na Belini (113 Sul, bilheteria do teatro e pelo site www.bilheteriadigital.com. Não recomendado para menores de 12 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES