Galeria Casa recebe nova exposição visual 'Atravessamentos'
Na mostra, 15 artistas da cidade mostram panorama da cena atual nas artes plásticas
Promover o diálogo entre obras de duas gerações de artistas é o foco da mostra Atravessamentos, em cartaz na Galeria Casa como parte do projeto Ocupação 9. No total, 15 artistas da cidade dividem o espaço com obras, em grande parte, produzidas para a exposição. Atravessamentos é fruto de uma parceria entre o Projeto FUGA, de Valéria Pena-Costa, e a galeria Pilastra, comandada por Mateus Lucena.
Os dois curadores foram os responsáveis por escolher os artistas e decidiram imprimir uma marca geracional à mostra. “É um pequeno panorama do que está acontecendo agora e todos os artistas têm em comum um olhar bastante ousado, tanto os jovens quantos os mais experientes. Eles têm uma questão e uma atitude crítica no trabalho”, avisa Valéria, que convidou Andrea Capi, Walter Menon, Miguel Simão, Bia Medeiros, Carppio de Morais, Wagner Barja e Waleska Reuters.
Com Brunetty BG, Fernanda Azou, Gustavo Silvamaral, Jamila Maria, Lua Cavalcante, Rafael da Escócia, Rosa Luz e Xibi Rodrigues, Mateus Lucena quis mostrar um pouco das preocupações que têm pautado as gerações mais jovens de artistas plásticos da cidade.
“A Pilastra traz o que a gente acha que seja a potência de uma geração e a proposta da mostra é o encontro de gerações”, avisa Lucena. “São artistas muito preocupados com uma discussão contemporânea em cima de fazer artístico, todos atravessam algum desses três pontos: gênero, raça e geração.” Na instalação de Brunette e nas fotos de Rosa Luz, ambas travestis, a proposta é pensar sobre questões de gênero, enquanto raça perpassa as pinturas de Xibi Rodrigues, de São Sebastião. “Talvez isso seja uma tendência”, repara Lucena.
Serviço
Atravessamentos
Visitação até 24 de novembro, de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h, na Galeria Casa (CasaPark – 1º Piso, corredor do Espaço Itaú de Cinema).