Brasília-DF,
23/ABR/2024

Exposição 'Intuição' fica em cartaz até 20 de novembro no Antonieta Café

Mostra apresenta obras com colagens de 12 artistas brasileiros

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Roberta Pinheiro Publicação:15/11/2019 06:01Atualização:14/11/2019 20:30

 Trabalho do artista Gabriel Erckmam, que integra a exposição 'Intuição' (Gabriel Erckmam/Divulgacao)
Trabalho do artista Gabriel Erckmam, que integra a exposição 'Intuição'

 

Transformar recortes em construções imagéticas harmoniosas, coloridas e cheias de significados. A partir de um todo, desconfigurar para reconstruir algo novo. Na junção das partes, soltas, desconexas, um quebra-cabeça singular. A exposição Intuição, em cartaz no Antonieta Café, na 708/709 Norte, reúne a dinâmica criativa de 12 artistas brasileiros expressa por meio de colagens analógicas.

 

O projeto faz parte de um desejo antigo do Clube de Colagem de Brasília de expandir as atividades do coletivo. Em conjunto com a plataforma multimídia de música independente brasileira, Escuta que é bom, as curadoras Letícia Miranda, Brenda Lee, Naiara Pontes e Isabela Dutra montaram a mostra com artistas de dois estados — Paraná e Rio de Janeiro — e o Distrito Federal a partir de uma chamada pública. “Recebemos 71 inscrições e ficamos muito felizes com o resultado. A colagem analógica parte do princípio do que você tem de material disponível. Revista, livro, enciclopédia podem servir de suporte para criar uma imagem. O princípio é ser acessível, trabalhamos com o que temos em mãos”, detalha Letícia.

 

Obra 'Salto' da brasiliense Fernanda Alpino ( Fernanda Alpino./Divulgacao)
Obra 'Salto' da brasiliense Fernanda Alpino
 

 

A produção, livre e intuitiva, guia o trabalho do coletivo, bem como desenhou a construção da exposição. Sem temas preestabelecidos ou muitas regras determinadas, os artistas selecionados criaram peças orgânicas com cores que se repetem, com os tons de azul, verde, rosa, vermelho e amarelo. Tampouco se prenderam às formas e aos recortes. “Não tem a dinâmica do recorte, muitos rasgaram o papel e apostaram na intuição na construção da imagem, na sobreposição, na repetição”, comenta uma das curadoras. Entre essa reconfiguração das partes e formação de um novo todo, saltam temas como a solidão, as brincadeiras com a forma e com a própria bidimensionalidade.

 

Serviço

Intuição

No Antonieta Café (708/709 Norte, loja 20). Visitação até 20 de novembro. De segunda a sábado das 9h às 21h. Sábado, 16 de novembro, haverá um encontro do Clube de colagem de Brasília, às 15h, e mesa aberta com alguns artistas participantes da exposição Intuição, às 17h. 


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES