Brasília-DF,
23/ABR/2024

'Bendito, abençoado e bendizido' apresenta teatro de mamulengos neste sábado

A Cia. Mamulengo Fuzuê leva ao palco o espetáculo 'Bendito Abençoado e Bendizido'

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:29/11/2019 06:06Atualização:28/11/2019 20:36
Bendito, Rosinha e o Boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do autoritário Capitão João Redondo. O Palhaço da Vitória marca presença (Marina Torres/Divulgação)
Bendito, Rosinha e o Boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do autoritário Capitão João Redondo. O Palhaço da Vitória marca presença
 
Neste sábado de manhã (30/11), o teatro do Brasília Shopping será invadido por uma trupe de personagens da tradicional arte do Mamulengo, aqueles irreverentes bonecos manipuláveis típicos da arte popular brasileira. Encenada pela Cia Mamulengo Fuzuê, o espetáculo Bendito, Abençoado e Bendizido diverte o público a partir das 11h como parte da programação da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB), filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, que reúne 22 grupos de todo o Distrito Federal e tem levado bonecos e bonequeiros, nos sábados de outubro e novembro, ao teatro do centro de compras.

Na trama, acompanhamos a história do Capitão João Redondo, rico ganancioso e autoritário, que é enfrentado pelo casal Rosinha, Benedito e Boizinho Fuzarca, que astuciosamente tentam fugir da terrível Cobra Anaconda. Personagens como Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza conduzem os espectadores por uma viagem pelo imaginário popular brasileiro, ao som das canções populares dos músicos brincantes ou bonecos cantadores e muita improvisação.

Mamulengo Fuzuê


Fundado em 2007 pelo bonequeiro Thiago Francisco, discípulo de Chico Simões, do Mamulengo Presepada, e Walter Cedro, do Mamulengo Sem Fronteiras, e presidente da ACTB o grupo Mamulengo Fuzuê representa uma nova geração a perpetuar a arte secular do teatro de bonecos. Tendo circulado pelo Brasil, foi reconhecido com alguns prêmios como o de Melhor Espetáculo de Rua, no Festival de Cultura Popular de Ilhéus, em 2017, e os prêmios do Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco e Prêmio Funarte de Teatro na Rua, em 2012.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES