Brasília-DF,
24/ABR/2024

Confira três feiras de artes que ocorrem neste fim de semana em Brasília

Obras de 44 artistas do acervo da Galeria Referência estarão disponíveis com descontos entre 20% e 40%

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:13/12/2019 06:07Atualização:12/12/2019 20:36
Gravura de Claudio Tozzi à venda na Referência (Claudio Tozzi/Divulgação.)
Gravura de Claudio Tozzi à venda na Referência

Com a intenção de estimular o colecionismo, especialmente entre jovens, a galerista Onice Moraes organizou a ação A Referência — Gravuras OFF, que ocupa a galeria até 30 de janeiro. Obras de 44 artistas estarão disponíveis com descontos entre 20% e 40%. São todos nomes que fazem parte do acervo da Referência e representam várias gerações da história da gravura brasileira.

Entre os selecionados para a iniciativa estão Alfredo Volpi, Almandrade, Anna Bella Geiger, Burle Marx, Claudio Tozzi, Helena Lopes, Lêda Catunda, Lêda Watson, Luiz Áquila, Rubem Valentim, Rubens Gerchman, Tomie Ohtake e Ulisses Lociks. O preço das gravuras varia entre R$ 300 e R$ 7 mil e o acervo oferece obras impressas com técnicas variadas, como gravura em metal, xilogravura, litogravura e serigrafia, além de impressão digital.

Os formatos também são variados e algumas já são vendidas com molduras. “O acervo de gravuras da galeria é excelente, mas muitas pessoas não o conhecem ainda”, explica Onice. “Com esta ação que estamos implementando aumenta a possibilidade de as pessoas conhecerem o acervo de gravuras e também de adquiri-las por um preço diferenciado, que é uma das propostas desta ação.”

A galerista explica que o público-alvo são os novos colecionadores, pessoas que queiram investir em começar uma coleção. “Não se trata de uma feira e sim de uma ação da galeria para divulgar e comercializar o acervo de gravuras da Referência. Para isso também criamos uma loja online no perfil da galeria no Facebook”, avisa Onice. O perfil disponibiliza 30 gravuras com os valores originais e com os descontos.
 
Feira Fuga, no ateliê de Valéria Pena-Costa: exposição e venda de obras de 30 artistas ( Valéria Pena-Costa/Divulgação)
Feira Fuga, no ateliê de Valéria Pena-Costa: exposição e venda de obras de 30 artistas
 
 
No Mercado Cobogó, o evento Somos melhor que shopping reúne 25 artistas e seis marcas da cidade com produtos vendidos em uma feirinha de Natal programada para seguir até o fim do mês. Às quintas-feiras e a cada fim de semana, a feira incorpora entre três e quatro novos participantes. Tudo é feito com curadoria e todos os produtos têm como característica o fato de serem autorais. Há obras de artistas como Thelma Aviani, Maiah, Dedim de moça, Lateta, Mariana Dap, Rodrigo Nardotto e Gabi Urb. “O objetivo é fazer uma curadoria que só tenha artesão, artista e designer com trabalhos autorais e não coisas compradas na China e revendida caro. Queremos valorizar a produção verdadeiramente autoral, de pequena escala, diferenciada”, avisa Daniela Estrela, responsável pela curadoria ao lado de Mariana Dap e Simone Souza.
 
Feirinha no Mercado Cobogó (Daniela Estrela/Divulgação)
Feirinha no Mercado Cobogó

A 5ª edição, a Feira do Fuga é outra oportunidade de comprar obras de arte neste fim de ano. São mais de 30 artistas reunidos no ateliê de Valéria Pena-Costa para uma feirinha que, além das obras, conta também com comida e música em evento realizado no jardim da artista. “Foram cinco edições em um ano, com resultados incríveis, reunindo arte, público interessado, colecionadores e, sobretudo, um espírito de coletividade crescente entre artistas e demais participantes”, avisa Valéria. Entre os artistas participantes, há nomes como Pedro Ivo Verçosa, Patrícia Bagniewski, André Santangelo, Gisel Carriconde de Azevedo, Pedro Gandra, Walter Menon, Bia Medeiros, Júlio Cesar Lopes, Miguel Simão, Suyan Mattos e Waleska Reuter.


Serviço

Feira do Fuga
Neste sábado (14/12), das 15h às 22h, e domingo, das 15h às 20h30, no Ateliê Valéria Pena-Costa (SHIS QI 26 conjunto 5 lote 1)

Somos melhor que shopping
No Mercado Cobogó. Às quintas, das 9h às 22h , aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 11h às 18h. Nos outros dias da semana, das 11h às 20h.

Referência | Gravuras OFF
Até 30 de janeiro, de segunda a sexta, das 12h às 19h, sábado, das 10h às 15h, na Referência Galeria de Arte (CLN 202 Bloco B Loja 11)


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES