Brasília-DF,
21/FEV/2020

Orquestra Sinfônica e Ballet de Brasília apresentam 'O Quebra-Nozes'

Clássicos natalinos de Tchaikovsky e outros compositores levam magia e fantasia ao público brasiliense às vésperas do Natal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:20/12/2019 06:06Atualização:20/12/2019 18:08
União entre orquestra e balé brasiliense leva ao público o clássico natalino de Tchaikovski (Yogue Alencar/Divulgação)
União entre orquestra e balé brasiliense leva ao público o clássico natalino de Tchaikovski
 
Na noite de Natal, uma menina chamada Clara ganha de presente um boneco quebra-nozes (um dispositivo para quebrar nozes, com aparência humana), com trajes de soldado, e fica encantada. Fritz, o irmão, ao usar o brinquedo, acaba quebrando o braço do boneco, e Clara, tentando confortar o brinquedo quebrado e pondo-o para dormir, acaba adormecendo. Nos seus sonhos, o quebra-nozes ganha vida e, para defendê-la, combate um exército de ratazanas, entre outras aventuras. A menina desperta e percebe que tudo não passou de um sonho.

Baseado em uma adaptação de Alexandre Dumas, sobre um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, o espetáculo com coreografia original de Marius Petipa e música de Piotr Ilitch Tchaikovsky estreou em 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky (São Petersburgo, Rússia). Desde então, é tradicionalmente encenado no Natal e ganhou inúmeras versões, como animações e peças de teatro.
 
Nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/12), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, leva o espetáculo ao palco do Cine Brasília (106/107 Sul) com o Ballet de Brasília, com direção de Gisèle Santoro, reproduzindo toda a magia e a fantasia do clássico natalino. Além da suíte O Quebra-nozes, após o intervalo, a primeira parte do espetáculo conta ainda com músicas como A Christmas Festival e Passeio de Trenó, de Leroy Anderson; Suite from The Polar Express, de Alan Silvestri, Trisch-Trasch Polka, de Johann Strauss, e Frozen Medley, de Peter Hollens.

Em cena, 50 músicos da Orquestra e 18 bailarinos do Ballet de Brasília, entre os quais dois convidados especiais: o brasiliense Renato Fernandes e o cubano Rubén Gonzalez. "O balé de Brasília, de Gisèle Santoro, é um velho parceiro nosso, e já temos um trabalho conjunto de muitos anos, seja em produções como a desta semana, seja nos seminários de dança", conta o Maestro Claudio Cohen sobre parceria dos músicos com os dançarinos.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

Serviço

Natal Sinfônico — Suíte O Quebra-nozes, Tchaikovsky
Cine Brasília (106/107 Sul). Sexta-feira (20/12) e sábado (21/12), às 20h. Espetáculo natalino da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e do Ballet de Brasília, encenando o clássico natalino O Quebra-nozes, de Tchaikovsky, e músicas natalinas de Leroy Anderson, Johann Strauss, lan Silvestri e Peter Hollens. Ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada para estudantes, crianças até 12 anos, professores e pessoas acima de 60 anos). Classificação indicativa livre. 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES