Brasília-DF,
26/ABR/2024

História da arte é contada em pinturas em exposição no Boulevard Shopping

A exposição 'Uma viagem no tempo através da pintura' percorre o Brasil e o mundo mostrando ao público como as escolas da pintura se desenvolvem

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Roberta Pinheiro Publicação:24/01/2020 06:03Atualização:23/01/2020 20:18

 (Rayan Ribeiro/Divulgação)

 

Da Itália, berço de pintores como Da Vinci, Michelangelo e Caravaggio, vieram os ensinamentos e a herança por trás da exposição Uma viagem no tempo através da pintura. Criada por uma família de pintores e alguns amigos, a mostra percorre, em 52 obras, a história da arte, indo do estilo acadêmico ao contemporâneo.

Nascido em uma família de artistas vindos da região de Vêneto, na Itália, o paulista Celso Castro começou a pintar aos 9 anos influenciado pelos parentes. Era o aprendiz. Assim como ele, a prima Ludmila Araújo e o tio Carvalho de Castro também beberam das influências e ensinamentos da pintura italiana e desenvolveram, cada um a seu modo, um estilo particular de pincelada. “Todo mundo pinta tudo, mas cada um ficou especialista em um determinado tema. Nosso objetivo é montar uma exposição e, para uma exposição ficar interessante, ela precisa ter temas diferentes”, comenta Celso Castro.

Ao todo, sete artistas plásticos — Celso Castro, Carvalho de Castro, Ludmila Araújo, Paulo Peter, Sousa Branco, Jacira Moreira e Israel Sodré —, percorrem cidades brasileiras e estrangeiras com a exposição Uma viagem no tempo através da pintura a fim de divulgar os trabalhos e, principalmente, transmitir ao público as possibilidades dos movimentos artísticos. “Queremos mostrar as diversas escolas da pintura e como elas se desenvolvem com o tempo”, explica o pintor.

Nas telas, com técnicas de óleo e acrílico sobre tela, estão retratadas paisagens, natureza morta, fatos históricos e abstrações. A exposição é organizada pelos próprios pintores, e as obras estão à venda. Com entrada gratuita, a mostra fica no 2° piso do Boulevard Shopping, exposta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 19h.

Formado em engenharia e tendo trabalhado muitos anos como calculista de estruturas, para Celso viajar o Brasil e o mundo contando a história da pintura, como aprendeu com a família, é um sonho. “Quando o artista está pintando, ele estabelece uma conexão catatônica. A conexão com a arte é diferente de tudo”, finaliza.

Serviço
Uma viagem no tempo através da pintura
No 2º piso do Boulevard Shopping Brasília (Setor Terminal Norte, Conjunto J — Asa Norte). Visitação até 16 de fevereiro. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 19h. Entrada franca.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES