Brasília-DF,
01/OUT/2020

Pré-carnaval de Brasília: Festas, eventos e ensaios de blocos de rua

O pré-carnaval contará com opções para todos os públicos neste fim de semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Maria Baqui* Vinícius Veloso* Publicação:31/01/2020 06:01Atualização:30/01/2020 21:31
 (Humberto Araujo/Divulgacao)

O pré-carnaval no Distrito Federal está a todo vapor. Com a proximidade de fevereiro, mês da folia, as movimentações pré-carnavalescas começam a se intensificar. A animação, inclusive, passa a ser o tema inspirador de muitas festas e eventos na cidade. Com opções tradicionais, como o Bloco do Amor, que está em período de ensaio, festas em points conhecidos, como o Outro Calaf e o Setor Comercial Sul, e eventos que misturam carnaval com o rock, não faltam alternativas para curtir! Confira algumas dessas festividades:

Virgens da Asa Norte

Para a 10ª edição da folia, a primeira a comandar o som da festa é Dona Odete, que levará a cultura paraense para o público. Além disso, retomando tradições carnavalescas pernambucanas, a Orquestra Popular Marafreboi chega ao palco do evento com o melhor do frevo. O brasiliense Biduh também se apresentará na festa com música pop. Para fechar, o grupo Bloco do Patubatê, como tradição, encerra a noite com uma mistura suingada de ritmos, regada a afoxé, ijexá e ciranda.
 

Rockália e Carnarock Solidário

 (Bloco Eduardo e Mônica/Divulgação)

Para quem curte os clássicos do rock, o bloco Rockália e o Bloco Eduardo e Mônica (foto) — que se apresenta no Carnarock Solidário — agitam o fim de semana brasiliense. Músicas de Legião Urbana, Rita Lee, Nação Zumbi e Raimundos estarão no repertório da folia.

RasgaTanga; Baile da Boladona e Ensaio Bloco do Amor

 ( Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

Os eventos de pré-carnaval RasgaTanga, Baile da Boladona e Ensaio do Bloco do Amor (foto) se diversificam entre meios musicais com canções que serão hits neste carnaval. Prepare-se para muito axé, funk, pop, brega e reggaeton.

Baile do Cafuçu 

 (Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Na 10ª edição do ensaio de carnaval, o Baile do Cafuçu (foto) volta com o melhor da música brega. Entre as atrações, estão Orquestra do Cafuçu e Transe — Esdras Nogueira e banda tocando o álbum Transa, de Caetano Veloso.


Samba do Peleja + Capivaretas

 (Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

Para preservar a tradição brasiliense, o Samba do Peleja (foto) se une ao grupo Capivaretas e anima o fim de tarde da cidade com o repertório repleto de batuque e música carnavalesca.


Setor Carnavalesco Sul

 (Arquivo Pessoal/Divulgacao)

O evento conta com festas e convidados especiais e terá a presença das atrações Bora pra Cuba, Ventoinha de Canudo (foto) e Orquestra Alada Trovão da Mata. Sempre com um toque brasileiro — e carnavalesco —, a diversidade musical é a principal característica dos shows.


Ensaio dos Blocos

 (Rafael Facundo/Divulgação)

Uma bagunça organizada no Setor Comercial Sul com a presença de quatro atrações da folia candanga: todas ensaiando ao mesmo tempo. Os blocos Santo Pecado e Maria Vai Casoutras (foto) comandam a festividade, que conta ainda com as participações especiais da banda Carnavália e Ki Bloco é esse.

Teteretê

 (Céu Nogueira/Divulgação)

Em uma comparação com os blocos do carnaval brasiliense, o Teteretê (foto) é inovador. Foge um pouco das tradicionais musicalidades carnavalescas e aposta, em um primeiro momento, nas músicas de artistas consagrados da MPB, como Caetano Veloso e Gilberto Gil. No decorrer da festa, a bagaceira rola solta com a entrada de funk, brega funk e 150 BPM.

*Estagiários sob a supervisão de Igor Silveira

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES