Brasília-DF,
19/ABR/2024

Grupo Embaraça traz um novo olhar na comédia com o espetáculo 'Ramal 003'

Questões de gênero e de raça são tratadas com leveza e afirmação na peça que dá início a uma nova temporada este fim de semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:06/03/2020 06:01Atualização:05/03/2020 18:52
Fernanda Jacob e Tuanny Araujo interpretam as auxiliares da Deusa no comando do universo (Jemima Tavares/Divulgação)
Fernanda Jacob e Tuanny Araujo interpretam as auxiliares da Deusa no comando do universo


E se Deus fosse uma mulher preta? Esse é o questionamento que embala o espetáculo Ramal 003, do Grupo Embaraça. Montagem criada em 2017, a peça estreia neste sábado (7/3), no Teatro Newton Rossi, quando dá início a uma nova temporada em que passa por Ceilândia, Gama, Plano Piloto e Vila Telebrasília, sempre com apresentações aos sábados e aos domingos, com verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

"Ramal 003 surgiu no contexto de que a gente queria trabalhar um espetáculo que abordasse a comicidade. Dentro desse cenário, veio o questionamento e escrevemos uma narrativa ficcional com duas personagens, vividas por mim e pela Fernanda (Jacob), que são as duas secretárias dessa Deusa negra. Elas ajudam na organização do mundo", explica Tuanny Araujo, que, ao lado de Fernanda, atua, dirige e é responsável pelo texto da montagem.

A obra mostra o dia a dia dessas duas mulheres no escritório que comanda o universo. A peça busca uma linguagem diferente das obras mais emblemáticas do grupo, as peças Pentes e Afeto. "É um espetáculo que traz leveza, comicidade. A gente explora a palhaçaria (com a presença de Elisa Carneiro) para compor esse material", explica.

A abordagem também busca ser diferente. "Criamos essas personagens que são cômicas, mas que não estão carregadas de estereótipos da mulher negra. Quisemos dar camadas, numa composição que causa graça, e não ridicularização", completa Tuanny.

Serviço

Ramal 003
Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia, QNN 27, Área Especial, Lote B, Ceilândia Norte; 3379-9500). Sábado (7/3), às 20h (com tradução de libras). Domingo (8/3), às 19h. Espetáculo Ramal 003 do Grupo Embaraça. Texto, direção e elenco: Fernanda Jacob e Tuanny Araujo. Entrada a R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES