Brasília-DF,
25/ABR/2024

Tina Fey é a mente por trás do seriado Unbreakable Kimmy Schmidt

Conhecida somente por seu talento como atriz e comediante, Tina também é produtora e roteirista

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Anna Beatriz Lisbôa - Especial para o Correio Publicação:08/03/2015 06:07Atualização:06/03/2015 12:30
Tina Fey é um dos principais nomes da comédia dos EUA
 ( Jason Merritt/Getty Images/AFP)
Tina Fey é um dos principais nomes da comédia dos EUA
Da sala de roteiristas do Saturday Night Live para ser uma das humoristas mais queridas dos Estados Unidos. Tina Fey se desdobra como atriz, produtora e roteirista de seus projetos para a televisão.

O mais recente é a comédia Unbreakable Kimmy Schmidt, que estreou essa semana no Netflix. Desta vez, Fey não vai para a frente das câmeras, mas conta com a energia de Ellie Kemper (Missão madrinha de casamento) no papel de uma mulher que, depois de passar 15 anos em um culto apocalíptico, tem que recomeçar a vida em Nova York.

A série tentará repetir no Netflix o sucesso de Um maluco na TV (30 Rock), que teve sete temporadas no canal NBC. A atração ganhou nada menos que seis Globos de Ouro. Sua personagem, Liz Lemon, é a roteirista-chefe viciada em junk food de um programa de comédia. Ela precisa lidar com as excentricidades das estrelas Tracy (Tracy Morgan) e Jenna (Jane Krakowski) e a megalomania do produtor Jack (Alec Baldwin).

A inspiração para o seriado partiu de sua própria experiência no Saturday Night Live. Astros como Matt Damon, Jon Hamm, Julianne Moore e até o político Al Gore já fizeram participações especiais no programa.

No cinema, Fey se destaca como atriz em comédias como Meninas malvadas (2004), cujo roteiro também assina; Uma noite fora de série (2010), ao lado de Steve Carell; Uma mãe para o meu bebê (2008), em que contracena com a amiga Amy Poehler; e, mais recentemente, Sete dias sem fim (2014). Ela também fez a dublagem americana para a animação japonesa Ponyo: uma amizade que veio do mar (2008) e para Megamente (2010).

Quem é?
Nome:
Elizabeth Stamatina Fey
Idade: 44 anos
Nascimento: Upper Darby, Pennsylvania (EUA)

Globo de Ouro

Após receberem elogios como apresentadoras do Globo de Ouro em 2013, Tina Fey e Amy Poehler comandaram a festa por mais dois anos. As atrizes afirmaram que 2015 seria seu último ano como anfitriãs da atração.

Imitação
Mesmo deixando o posto de roteirista do Saturday Night Live, Tina Fey já voltou ao programa como apresentadora e também como participação especial, personificando a então candidata à presidência americana Sarah Palin. O papel lhe rendeu um prêmio Emmy.

Pioneira

Fey foi a primeira mulher a assumir o posto de roteirista-chefe em 40 anos de Saturday Night Live. Ela fez parte da equipe da série de humor entre 1997 e 2006.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK