Brasília-DF,
26/ABR/2024

Atrações sertanejas atestam o sucesso do gênero com o público da tevê aberta

Programas e quadros ganham espaço na grade em todo país

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Isabella de Andrade - Especial para o Correio - Publicação:12/07/2015 06:05
A inesquecível Inezita Barroso foi uma das pioneiras em dar voz ao sertanejo na tevê brasileira
 ( Jair Bertolucci/Divulgação)
A inesquecível Inezita Barroso foi uma das pioneiras em dar voz ao sertanejo na tevê brasileira
A música sertaneja tem espaço garantido nas rádios e nas tevês de todo o país e é sempre sucesso garantido entre os álbuns e hits mais tocados. De acordo com empresa de monitoramento Crowley, o sertanejo foi o estilo mais tocado nas rádios em 2014, das cem faixas listadas, 59 são sertanejas. Nas telinhas não é diferente. Cada vez mais programas com foco no gênero ganham espaço e para completar, o Viola, minha viola, da TV Cultura, com foco na música caipira, é considerado o programa musical mais antigo da televisão brasileira.

Em 2015 a atração completou 35 anos de transmissão, acompanhando a renovação, o auge e as mudanças da música sertaneja no país. Atualmente, a atração está sendo reprisada, em forma de retrospectiva da carreira da apresentadora Inezita Barroso, morta este ano. Criado em 1980, o programa queria valorizar uma cultura que ainda não encontrava espaço na mídia. Já as atrações de hoje surgem em um novo cenário. A música sertaneja tem público grande e cativo e os canais, na corrida pela audiência, precisam atender ao público que sabe de cor hits de ídolos como Victor & Léo, Michel Teló, Luan Santana e companhia ilimitada.

Recentemente, o Esquenta, comandado na Globo por Regina Casé, lançou o quadro Esquentanejo. A proposta é mostrar a força do gênero e revelar talentos musicais ainda desconhecidos. Vencedor da primeira seletiva, o goiano Hugo Rocha, com a música Cuida bem dela, é um nome a se prestar atenção.

Competição
Ainda na proposta de revelar novos artistas, o Fest Record Sertanejo teve sua segunda edição este ano e, após cinco meses de seleção, o primeiro lugar foi para a dupla Flávio & Rodrigo, de Cosmorama, São Paulo. "Sem pisar em ninguém, a gente luta para defender. No que depender da gente, a cultura nunca vai morrer!". Foram com esses versos de João Carreiro e Capataz que a dupla inciou sua apresentação final no programa.

De volta
O Festival sertanejo, um dos principais programas do SBT no gênero, deve voltar este ano. As negociações com os apresentadores Chitãozinho & Xororó estão avançadas.

Esquenta!
TV Globo. Domingo, às 13h.

Viola, minha viola
TV Cultura. Domingo, às 9h. Horário alternativo: sábado, às 20h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK