Brasília-DF,
25/ABR/2024

Opção para quem não controla os pets é acompanhar o trabalho de especialistas

Para ajudar os donos de bichos de estimação, as emissoras apostam em programas com especialistas, que investem pesado no adestramento dos bichinhos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:16/08/2015 07:23Atualização:14/08/2015 18:11

 (Animal Planet/Divulgação)

Quem tem cachorros e/ou gatos sabe que eles são como crianças. Além de aspectos comportamentais — sendo alguns mais calmos, outros mais agitados —, eles precisam de atenção, comida, carinho, banho e, claro, educação. E assim como ocorre com os pequenos, há casos que os “pais” dos bichos não conseguem colocá-los na linha. Nessas horas, a melhor solução é chamar um profissional para tentar controlá-los.

Jackson Galaxy é um desses que pode ajudar. O especialista em comportamento de gatos apresenta o Meu gato endiabrado, programa do Animal Planet, que vai ao ar todos os sábados, às 18h30. Nessa nova temporada, que estreou no fim do mês passado, Jackson continua aplicando a técnica desenvolvida por ele, que faz com que gatos e humanos se libertem do círculo vicioso de ansiedade e consigam voltar a conviver em paz.Jackson demonstra que na maioria absoluta dos casos, os problemas comportamentais dos gatos estão ligados à incapacidade que os donos têm em interpretar os felinos para criar um ambiente saudável. Por isso, o adestrador funciona como um “tradutor” que aponta a origem das atitudes indesejadas e o que os animais querem dizer com elas — cabe aos seres racionais da história o esforço de redefinir os padrões.

Os casos mostrados no programa são os mais diversos. Em pelo menos dois episódios, casais estão a beira de uma separação porque os bichanos não deixam que um chegue perto do outro.

Há ainda o caso de uma universitária que é mantida como refém dentro da própria casa pelo gato. Ele vigia o apartamento da dona e ataca qualquer um que se atreva a ameaçar sua dominância. O problema é que o comportamento do animal está ameaçando também a paz na comunidade que mora, e as autoridades locais querem levar o gato da dona. O programa já está na sexta temporada.

 

Outros bichos

 (Animal Planet/Divulgação)
Não são só os gatos que precisam de educação. Os cachorros também podem ser um problema para os donos. O Animal Planet traz o programa O encantador de cães, que, apesar de estar em reprise, consegue dar uma boa aula para os donos desses animais.

A atração é comandada por Cesar Millan, que tem o misterioso dom de se comunicar com os cães e enxergar o mundo através dos olhos deles. Segundo a biografia do adestrador, ele destaca: “Primeiro me conecto com a mente do cão e depois entro no nível físico. Nesse processo consigo me comunicar e reabilitar o seu comportamento”. A experiência, pelo menos na televisão, parece funcionar.

E caso o problema seja com qualquer outro tipo de animal, o melhor mesmo é contar com a ajuda de Alexandre Rossi ou Dr. Pet, como ficou conhecido. O Nat Geo exibe o programa Missão Pet, no qual Alexandre é convidado pelas pessoas a ir adestrar os animais — sempre na companhia do seu mascote Estopinha. Na terceira temporada, que é reexibida pelo canal, o Dr. Pet lida com bichos que vão desde um fox terrier agressivo, passado por uma girafa medrosa, até um hipopótamo que tem que abrir a boca para ter os dentes examinados.

 

Jackson Galaxy


Na década de 1990, Jackson Galaxy nem imaginava que se tornaria um especialista em comportamento de gatos. Quando se mudou para o Colorado, em 1992, Galaxy tinha uma banda de rock. No entanto, para complementar a renda, passou a trabalhar em um abrigo de animais na cidade. Em seguida, passou a trabalhar por conta própria para cuidar dos bichanos e fundou a Little Big Cat, em 2002. Com uma técnica chamada de Cat Mojo, para adestrar os gatos, Galaxy ficou famosos e foi chamado para apresentar o programa, em 2011.   


SERVIÇO


Meu gato endiabrado
Todo sábado, às 18h30, no Animal Planet


O encantador de cães

 Todos os dias (reprises), às 18h35, no Nat Geo


Missão Pet
Todas as sextas, às 18h30, no Animal Planet

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK