Brasília-DF,
23/ABR/2024

Teatro traz opções que vão do bumba meu boi ao mundo de Monteiro Lobato

Espetáculos Boi-Bumbá, Arraial da Emília e Caçadas de Pedrinho estarão em cartaz nos próximos dias na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:24/07/2015 06:05Atualização:24/07/2015 14:14
Emília faz uma festa junina para se despedir desta época tão gostosa do ano (Cia Neia e Nando/Divulgação)
Emília faz uma festa junina para se despedir desta época tão gostosa do ano
Para encher o fim de semana da criançada com histórias encantadas, as companhias teatrais de Brasília preparam divertidas peças de teatro. Monteiro Lobato e as tradições populares da cultura brasileira sobem ao palco para divertir os espectadores mirins.

Emília, a tagarela boneca de pano do Sítio do Picapau Amarelo, ainda está em clima de festa junina no espetáculo O arraial da Emília, da cia. Néia e Nando. Depois de conhecer os encantos do mês de junho, Emília decidiu preparar os arraiais mais bonitos do Sítio. Para fechar o mês de julho, nada melhor do que chamar Narizinho, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa para fazer uma grande festa e se despedir desta época tão gostosa.

Ainda com a magia do pó de Pirlimpimpim do Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho, o animado primo de Narizinho, espera os pequenos no Boulevard Shopping. A ideia é embarcar em uma grande e curiosa aventura na peça Caçadas de Pedrinho. No espetáculo, os personagens Fernandinho e Iara contarão as histórias desse menino aventureiro que admiram tanto.

Já que o Brasil é repleto de histórias curiosas e encantadoras, a Cia. Sopa de Teatro decidiu mostrar para os pequenos a riqueza da cultura popular brasileira no espetáculo do Boi Bumbá. Os meninos terão a oportunidade de conhecer a essência de uma das tradições mais marcantes da cultura brasileira. A lenda do Boi Bumbá - também chamada de Bumba meu boi - narra a história de Pai Francisco e Mãe Catirina. Ao lado de agricultores e índios, o casal faz o boi mais bonito da região renascer. A magia e a musicalidade do espetáculo prometem conquistar o público.

Saiba mais
O Bumba-meu-boi é uma das lendas mais cultivadas na história da cultura brasileira. Grupos ensaiam durante todo o ano, para fazer os festejos que representam o nascimento, a vida e a morte do boi. O rito narra a história de Pai Francisco e Mãe Catirina, escravos que trabalhavam na fazenda onde vivia o boi mais querido e encantado da região. Ao engravidar, Mãe Catirina se deixou levar pelo desejo de comer a língua do cobiçado animal, então, para agradar a esposa, Pai Francisco matou o boi. Desesperado com a morte do glamuroso animal, o dono da fazenda fez um reboliço e chamou a comunidade para se reunir e ressuscitar o boi. Com muita festa e música, pajés e caboclos entoaram cantos que trouxeram o animal de volta a vida.

Arraial da Emília
Teatro do Brasília Shopping (SCN, Q. 5, Bl. A; 2109-2122). Amanhã e domingo, às 16h. Com Cia. Néia e Nando. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (Meia). Classificação indicativa livre.

Boi-Bumbá
Teatro Eva Herz (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi; 3577-5000). Domingo, às 15h e às 17h. Cia. Sopa de Teatro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Caçadas de Pedrinho
Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte, Conjunto J, Asa Norte). Domingo, às 15h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES