Brasília-DF,
26/ABR/2024

Planaltina é um ótimo espaço para o ballet

Espetáculo voltado para a arte entra em cartaz na cidade que completa neste ano, 156 anos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:21/08/2015 08:00Atualização:20/08/2015 19:34

Espetáculo visa estimular a dança como expressão cultural em Planaltina
 (Júnior Ribeiro e Gleyce Lima/Divulgação)
Espetáculo visa estimular a dança como expressão cultural em Planaltina

Na semana em que completa 156 anos de fundação, Planaltina ganha de presente um espetáculo de dança que promete estabelecer a cidade como celeiro de grandes bailarinos. Em As faces de um povo centenário, a Transições Cia. de Dança e Artes apresenta o projeto mais ambicioso que já criou, que tem como espinha dorsal a identidade cultural da cidade.


“Planaltina é a cidade mais antiga do DF e a dança aqui não é tão reconhecida como pnas demais cidades satélites”, lamenta o diretor artístico do espetáculo, Lehandro Lira. “Trabalhamos com o hibridismo de danças e de pessoas.

Somamos vários estilos, como o balé clássico, free style e stiletto. Mesclamos essas referências à história, à cultura e à situação atual de Planaltina pela dança, contando a importância de cada bailarino como cidadão e como artista”, acrescenta.

A companhia escolheu talentos locais para demonstrar como é a vivência deles na cidade. Dois dançarinos de outras regiões — um do Núcleo Bandeirante e outro de Ceilândia — trazem o olhar “estrangeiro”, necessário à compreensão de Planaltina, conhecida por manifestações culturais como a Via Sacra e a Festa do Divino. Para demonstrar os anseios dos bailarinos sem o recurso da fala, são inseridos vídeos entre um número e outro.

As faces de um povo centenário

Da Transições Cia. de Dança e Artes. Amanhã, às 19h e às 21h, no Centro Educacional Delta (Qd. 1, Conj. F, Lts. 21 a 23, Vila Buritis, Planaltina). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Livre para todas as idades.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES