Brasília-DF,
20/ABR/2024

Musical 'Galanga Chico Rei' parte do folclore para falar sobre religião

Maioria das canções do espetáculo são compostas por Paulo César Pinheiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:11/09/2015 07:02

A cultura afro-brasileira permeia espetáculo em cartaz no Teatro da Caixa ( Irene Nobrega/Divulgação)
A cultura afro-brasileira permeia espetáculo em cartaz no Teatro da Caixa
 

Cores e cantos tradicionais se encontram no espetáculo Galanga Chico Rei, peça musicada que lança luz sobre uma das lendas do congado mineiro. O texto remonta a vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que virou herói no Brasil e deu origem à tradição que, no país, encontra força em diversos estados, com destaque para Minas Gerais e Goiás.

Em Brasília, essa tradição popular será celebrada com elenco que mescla congadeiros, atores, dançarinos e músicos, o que confere maior veracidade e vigor ao musical. O público conseguirá perceber como é o ambiente da festa do Reinado da Nossa Senhora do Rosário, ou festa do Congo, realizada entre julho e outubro em diversas cidades do país.

Instrumentos como cuíca, pandeiro, triângulo, sanfona e reco-reco entram em cena. Ajudar na compreensão das heranças africanas é um dos objetivos do musical — que vai em sentido contrário ao discurso que prega a intolerância religiosa e o preconceito contra religiões de raízes na África.
Segundo Titane, diretora musical de Galanga Chico Rei, mais que narrar a história do rei lendário, a peça homenageia e guarda a memória dos negros que foram escravizados no Brasil. "É uma festa com características muito fortes, decorrentes do que a negritude que compõe a população mineira fez no passado. A grande maioria era de bantos. Segundo diz o antropólogo Edmílson de Almeida, eram homens de temperamento reflexivo, introspectivo, ao contrário do negro extrovertido que chamou a atenção do ocidente", explica.

A festa popular, que toma as ruas do país, mistura heranças africanas ao catolicismo. Mas a peça, acrescenta Titane, é feita para todos e não exclui quem professa outra fé. "É uma peça genuína e generosa e que acolhe todas as pessoas. Torna-se um espaço de construção e troca de conhecimentos, profundamente ligados a nossa identidade como brasileiros, filhos de um conflito étnico-racial, o que vai além de uma miscigenação de raças", pontua a diretora.

Especialista em ritmos tradicionais afro-brasileiros, o carioca Paulo César Pinheiro assina o texto e sete das 10 composições inéditas da apresentação. O responsável pela direção é João das Neves, congadeiro com profunda relação com a cultura-afro, presente em vários momentos fundamentais do teatro brasileiro.

Serviço
Galanga Chico Rei
Espetáculo musical com direção de Titane. Hoje, às 20h; amanhã, às 17h e às 20h; e domingo, às 16h e às 19h. Na Caixa Cultural Brasília (SBS, Qd. 4, Lts 3/4). Ingressos a
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES