Heroína de Dom Quixote ganha espetáculo próprio
Em 'Nos En(tre)cantos de Dulcineia Del Toboso ou Dulcineia em Cantata', atriz dá valor ao silêncio

Tudo começou há cerca de cinco anos, quando Karla Calasans trabalhava no mestrado que seria apresentado para o Departamento de Literatura na Universidade de Brasília. O tema inicial, uma pesquisa sobre a jornada do herói na obra Dom Quixote, logo foi substituído por uma inquietação a respeito do silêncio da personagem Dulcineia Del Toboso e as possíveis explicações — por meio de cantos que ressoam angústias, dúvidas e amores — sobre quem seria de fato essa personagem. Esse é o enredo de Nos en(tre)cantos de Dulcineia Del Toboso ou Dulcineia em cantata, peça que estreia nesta sexta (11/9) e fica em cartaz todos os fins de semana de setembro no Teatro Goldoni, na Casa Ditalia.
"A ideia de discutir o silêncio da personagem é uma forma, também, de discutir o feminino, sua pluralidade e o porquê de, até hoje, ele ser tão negligenciado. Tudo como forma de empoderamento”, detalha a atriz e autora da peça, Karla Calasans. Ela faz questão de frisar, no entanto, que a forte mensagem feminista da peça não é agressiva ou excludente: “Procuro propor um diálogo, de forma amorosa e acolhedora. Acredito que os homens, que também têm um lado feminino forte, deverão se identificar."
Serviço
Nos En(tre)cantos de Dulcineia Del Toboso ou Dulcineia em Cantata
Hoje e amanhã, às 20h; e domingo, às 19h. Teatro Goldoni (208/209 Sul, entrada pelo Eixo L). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.