Peça infantil apresenta a magia da amizade em 'Margarida e o Sabiá Encantado'
Espetáculo traz mensagem ecológica para crianças e adultos
Ciranda e Girassol são duas foliãs que percorrem o mundo recolhendo histórias e guardando dentro de um baú. E, de dentro desse baú, as histórias brotam, para dar vida a espetáculos cênicos cheios de cor, sons, cheiros e mensagens. As atrizes Jussy Nascimento e Crys Lira, da Semente Companhia de Teatro, dão vida a estas duas personagens, que, de dentro do baú, tiram outros personagens e outras histórias que encantam as crianças e trazem reflexões importantes.
Por um lado, há uma mensagem ambientalista, pois o pássaro, às vezes, narra algumas tragédias ambientais: uma floresta pegando fogo, um rio que secou, uma calota polar que derreteu. Por outro, há uma lição de amor, pois a menina, sempre que se despede do amigo, fica triste, e resolve prendê-lo. “Quando isso acontece, ela não ganha mais as histórias, e percebe que ele perde a magia e o encanto. Ela precisa deixar o amor dela livre, pra ele ter vontade de voltar. Se deixá-lo preso, ele vai ter vontade de partir”, reflete Jussy. “É um texto literário adulto disfarçado para criança”, admite.
Interativa, a peça convida os pequenos a ajudar na libertação do pássaro e na limpeza do jardim, atividades lúdicas e práticas para solucionar as questões amorosas e ambientais contidas na peça, colorida, musical, dançante e cheirosa, pois rola até um incenso na peça, para evocar a sensação de um jardim. “A criança entra nesse universo pra ajudar o passarinho e auxiliar o mundo”, diz Jussy.
Serviço
O baú de histórias — Margarida e o Sabiá Encantado
No Espaço Semente (Setor Central, Entrequadras 52/54, Área Especial, Projeção 02, Gama). Sábado (19/10) e domingo (20/10), sempre às 17h. Espetáculo infantil da Semente Companhia de Teatro, que mescla contação de histórias, música, interação e ecologia. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Classificação indicativa livre.
*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira