Brasília-DF,
25/ABR/2024

Peça infantil apresenta a magia da amizade em 'Margarida e o Sabiá Encantado'

Espetáculo traz mensagem ecológica para crianças e adultos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:18/10/2019 06:01Atualização:17/10/2019 19:42

'Margarida e o Sabiá encantado': um espetáculo colorido, sonoro e cheiroso (oel Rodrigues/Divulgação)
'Margarida e o Sabiá encantado': um espetáculo colorido, sonoro e cheiroso

 

Ciranda e Girassol são duas foliãs que percorrem o mundo recolhendo histórias e guardando dentro de um baú. E, de dentro desse baú, as histórias brotam, para dar vida a espetáculos cênicos cheios de cor, sons, cheiros e mensagens. As atrizes Jussy Nascimento e Crys Lira, da Semente Companhia de Teatro, dão vida a estas duas personagens, que, de dentro do baú, tiram outros personagens e outras histórias que encantam as crianças e trazem reflexões importantes.

 

Margarida e o Sabiá encantado é uma destas histórias. O roteiro é da Jussy, baseado em conto de Rubem Alves, e será encenado neste sábado (19/10) e domingo (20/10) no Espaço Semente, sede da companhia, no Gama. Conta a história de uma menina que, em vez de amigos humanos, tem um amigo pássaro, um pássaro encantado que não fica preso na gaiola, como os outros pássaros, e que todos os dias encanta e assombra a amiga com narrativas dos lugares que ele visita.

 

Por um lado, há uma mensagem ambientalista, pois o pássaro, às vezes, narra algumas tragédias ambientais: uma floresta pegando fogo, um rio que secou, uma calota polar que derreteu. Por outro, há uma lição de amor, pois a menina, sempre que se despede do amigo, fica triste, e resolve prendê-lo. “Quando isso acontece, ela não ganha mais as histórias, e percebe que ele perde a magia e o encanto. Ela precisa deixar o amor dela livre, pra ele ter vontade de voltar. Se deixá-lo preso, ele vai ter vontade de partir”, reflete Jussy. “É um texto literário adulto disfarçado para criança”, admite.

 

Interativa, a peça convida os pequenos a ajudar na libertação do pássaro e na limpeza do jardim, atividades lúdicas e práticas para solucionar as questões amorosas e ambientais contidas na peça, colorida, musical, dançante e cheirosa, pois rola até um incenso na peça, para evocar a sensação de um jardim. “A criança entra nesse universo pra ajudar o passarinho e auxiliar o mundo”, diz Jussy.

 

Serviço

O baú de histórias — Margarida e o Sabiá Encantado

No Espaço Semente (Setor Central, Entrequadras 52/54, Área Especial, Projeção 02, Gama). Sábado (19/10) e domingo (20/10), sempre às 17h. Espetáculo infantil da Semente Companhia de Teatro, que mescla contação de histórias, música, interação e ecologia. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Classificação indicativa livre. 

 

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES