Brasília-DF,
24/ABR/2024

Exclusiva da Netflix, Sense8 conquista público com narrativa enigmática

A atração traz de volta os criadores de Matrix e já foi baixada 500 mil vezes em três dias

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:14/06/2015 08:00Atualização:12/06/2015 12:04
Em Sense8, os personagens se comunicam e têm as mesmas sensações sem estarem fisicamente 
no mesmo lugar
 (Murray Close/Netflix/Divulgação)
Em Sense8, os personagens se comunicam e têm as mesmas sensações sem estarem fisicamente no mesmo lugar
O mistério é o grande atrativo da série Sense8, que estreou no último dia 5, na Netflix. Ele rodeia a trama, o espectador e até os atores que participam do seriado. Durante passagem pelo Brasil, o astro Naveen Andrews, mais conhecido pelo papel em Lost (onde ele vivia Sayid Jarrah), conta que até o elenco sabe poucas coisas que envolvem o suspense.

"Eu me encontrei com Andrew (Wachowskis) em São Francisco e tinha muitas perguntas sobre o meu personagem (Jonas), porque tinha muita coisa que não havia sido revelada. Escrevemos todas as perguntas em um papel, mas elas nunca foram respondidas", revela o ator.

A série chegou ao serviço de streaming chamando atenção por ser uma produção dos irmãos The Wachowskis, os nomes por trás da franquia Matrix, ao lado de Grant Hill e J. Michael Straczynski. Após três dias da estreia, os 12 episódios da série foram baixados mais de 500 mil vezes na internet. Quanto à audiência não há informações, o serviço de streaming Netflix não costuma divulgar esses números.

Sensitivos

Sense8 gira em torno de oito personagens que vivem em diferentes lugares do mundo e se conectam após o suicídio da personagem Angelica (Daryl Hannah), que foi responsável por "ativar" essa habilidade no grupo. A partir daí, mesmo estando em oito cidades distintas do planeta, os personagens começam a ter acesso às sensações dos outros e passam a poder se comunicar sem estarem fisicamente no mesmo local.

Fica a cargo de Jonas (Naveen Andrews) guiar os "sensates" durante o período de adaptação à nova habilidade. "São oito personagens de diferentes culturas, como África, Índia e Alemanha. Se eles estão conectados, e estão, podem sentir a outra pessoa. É uma ideia de diversidade. Meu personagem faz com que eles descubram quem realmente são", explica Andrews.

Enquanto experimentam a nova sensação, os personagens se ajudam em seus dramas pessoais e também com os problemas em comum, como estarem sendo caçados por uma organização por serem diferentes. "Sense8 tem uma mensagem linda sobre as pessoas não estarem sozinhas. Porque você pode ver diversidade em diferentes personalidades e se sentir próximo dessas pessoas", completa o ator Miguel Angel Silvestre, que dá vida a Lito, um dos oito sensates.

Quem são eles?
Will (Brian J. Smith):
O policial de Chicago é um dos primeiros a experimentar a sensação de visitar e compartilhar momentos com os outros personagens.
Riley (Tuppence Middleton): A DJ costuma animar as casas noturnas de Londres e vive um relacionamento conturbado. Ela fugiu da Irlanda por acreditar estar envolvida com fatos ruins em sua cidade natal.
Nomi (Jamie Clayton): A hacker transexual é uma das mais afetadas com a nova habilidade. Ela é perseguida para fazer uma lobotomia, que é apoiada pela mãe, que não aceita a sexualidade da filha.
Lito (Miguel Angel Silvestre): É um ator de bastante sucesso no México. Não assume a homossexualidade e mantém um namoro com uma mulher para disfarçar.
Kala (Tina Desai): A farmacêutica indiana está prestes a se casar com um homem que não ama. Ela é religiosa e acredita que as visões são um sinal de Ganesha.
Sun (Doona Bae): A empresária coreana ganha as habilidades de sensate no momento em que se vê em uma enrascada na empresa da família. Se durante o dia está na empresa, à noite ela se torna uma lutadora.
Capheus (Aml Ameen): Morador de Nairóbi, no Quênia, o personagem é um motorista de van que faz de tudo para salvar a mãe, que está com Aids.
Wolfgang (Max Riemelt): É um arrombador de cofres de descendência mafiosa em Berlim. Com a morte de um dos integrantes da família, ele acaba roubando o próprio tio.

Naveen Andrews (E), que ficou conhecido por Lost, interpreta o misterioso Jonas (Murray Close/Netflix/Divulgação)
Naveen Andrews (E), que ficou conhecido por Lost, interpreta o misterioso Jonas


Redenção dos The Wachowskis

É preciso paciência para engrenar em Sense8. A trama tem um desenvolvimento lento nos três primeiros episódios, por ter que apresentar os oito personagens e fazer com o espectador entenda como funciona a habilidade dos sensates. O mistério dá um pouco de medo de não ser explicado da melhor maneira possível, mas é extremamente instigante. A construção dos personagens também é algo que fascina. É quase impossível não sentir empatia com cada um deles, além de todos terem uma ótima trama. É um drama com ares de suspense, mas que também tem doses de romance (com Riley e Will e Kala e Wolfgang) e de humor (com Lito e Capheus). A verdade é que Sense8 é a redenção dos irmãos The Wachowskis, que, desde Matrix, não faziam algo tão bacana.

Duas perguntas // Elenco de Sense8

Como é gravar com os Wachowskis?

Naveen Andrews: O ator tem uma ideia na cabeça e, na maioria das vezes, você está próximo do que realmente acontece. Mas, dessa vez, foi diferente porque o que estava na página não necessariamente estava na cena. Descobri que estar em um set, particularmente, com Lana, é estar com ela ao seu lado, literalmente sussurrando para você como se deve fazer.

Como foi encontrar o tom de Lito, personagem com toque cômico?
Michel Angel Silvestre: Acho que o tom pertence a ele. Eu só me rendi às direções desde o começo. Claro que sabia que estaria em boas mãos. Só segui o ritmo e tentei me divertir porque, com Lana, você precisa estar bem flexível, ela gosta de ver você inconfortável e o mais espontâneo possível. Assim, você descobre o que vive no momento. Mas ao mesmo tempo eu confiei no que eles estavam fazendo. De verdade, Lito é uma pessoa que poderia ser meu amigo. Eu me diverti muito lendo as cenas. E me lembro de rir, rir e estava atuando rindo; me diverti por muitas razões. Primeiro, porque eu confiei demais e, depois, por aproveitar.

Confira trailer de Sense 8:

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Lara Macêdo 14 de Junho às 09:12

Excelente série.

[Denunciar]

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK