Brasília-DF,
24/ABR/2024

Saiba como David Tennant virou realeza da ficção científica

O americano se consagrou como um dos principais atores do gênero na última década

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:06/12/2015 06:00Atualização:04/12/2015 16:43

 (Netflix/Divulgação)

Para quem curte ficção científica e fantasia, David Tennant é um rosto familiar. O escocês de 44 anos alcançou fama internacional ao interpretar a 10ª encarnação do lendário senhor do tempo, Doutor, na série da BBC, Doctor Who. Tennant é considerado por muitos fãs como um dos atores mais talentosos a protagonizar o seriado, superando em popularidade Matt Smith e Peter Capaldi, os dois últimos protagonistas da série.


Quando criança, Tennant era obcecado pela história do Doutor e não perdia um episódio das temporadas que tinham Tom Baker no papel principal. “Eu tenho tantas memórias maravilhosas de assistir a Doctor Who quando criança que, se eu conseguir deixar esse tipo de recordação em qualquer outra pessoa, terei cumprido meu dever”, afirmou o astro ao escritor Alan Kistler, autor do livro Doctor Who: A history (Doctor Who: A história, em tradução livre).

 

Tennant passou o bastão para Matt Smith no especial de ano-novo O fim do tempo, lançado em 2010. Desde então, o ator fez sucesso com as séries Gracepoint e Broadchurch, ambas pela BBC. Mas foi apenas neste ano que Tennant ganhou outro papel de reconhecimento internacional como o vilão Zebediah Killgrave na série Jessica Jones, original da Netflix.


Killgrave não poderia ser mais diferente do benevolente Doutor. Com o dom de controlar todos ao seu redor usando apenas sua voz, o arqui-inimigo de Jessica Jones é um psicopata capaz de tudo para conseguir o que deseja. O trabalho de Tennat tem sido amplamente elogiado pela crítica e pelos fãs do universo Marvel.


Em entrevista para a publicação britânica The Guardian, Tennant afirmou que sempre foi fã de quadrinhos e que a oportunidade de fazer parte de um projeto da Marvel foi um sonho se tonando realidade. “Killgrave tem essa habilidade incrível e que, inicialmente, parece um sonho se tornando realidade. Mas, quanto mais pensamos, percebemos como deve ser difícil não saber o que é de fato uma ação genuína ou apenas alguém acatando um comando”, explica Tennant.

 (Reprodução da internet)
Nos palcos

Mas não foi apenas na televisão que o ator se destacou. O escocês é reconhecido como um dos melhores atores de teatro da sua geração. Membro da Royal Shakespeare Company, Tennant faz parte do elenco de uma das mais bem-sucedidas adaptações da peça Sonhos de uma noite de verão. A paixão pelo teatro foi o que levou Tennant a buscar uma carreira na dramaturgia. Ele foi o membro mais jovem a ser aceito na Royal Scottish Academy of Music and Drama, com apenas 17 anos.


Tennant é casado com a atriz Georgia Moffet desde 2011. A loira é filha de Peter Davison, ator responsável pela quinta encarnação do Senhor do Tempo. Tennant e Moffet se conheceram no set da série de ficção científica, quando a atriz foi escalada para interpretar a filha do 10º Doutor. O casal tem quatro filhos — dois meninos e duas meninas.


Quem é

Nome: David John McDonald
Nascimento: 18/04/1971
Cidade: Bathgate, Escócia

Escrito nas estrelas

Em 2005, David Tennant ficou conhecido no Reino Unido por protagonizar a minissérie Casanova. O responsável pelo projeto era Russell T. Davies, então produtor-chefe de Doctor Who. Quando Davis precisou escalar o novo protagonista da série de ficção científica, ele se lembrou que Tennant era obcecado pelo personagem e logo ligou para convidá-lo para um teste. As temporadas produzidas pela dupla são consideradas as mais bem-feitas da nova fase do seriado. “É muito difícil lidar com a fama repentina. Para saber lidar com a publicidade incessante, é preciso ter sabedoria e saber se cuidar. David fez isso maravilhosamente desde do começo”, afirmou Davies.

À esquerda

Tennant é um apoiador fiel do Partido dos trabalhadores inglês. O ator já emprestou a voz para diversos anúncios do partido e é um crítico ferrenho do atual primeiro-ministro, David Cameron. Ele também foi uma das celebridades que mais defenderam o Reino Unido, posicionando -se contrariamente
ao movimento separatista escocês.

 

Três perguntas para David Tennant

 

Jessica Jones é uma série que saia dos padrões. Qual é a importância disso?

Não é algo óbvio, assim como o próprio Demolidor. Acho que a série derruba as barreiras. É algo que a Marvel nunca fez.

 

Como é trabalhar em uma produção dominada por mulheres?

Minhas melhores amigas são mulheres. Amo o que tem sido feito, como o triângulo amoroso entre três mulheres.

 

Como é viver um vilão que já é tão amado?

Eu cresci lendo os quadrinhos da Marvel. Essa história especificamente eu não conhecia, mas não pude resistir ao script e confiei. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK