Brasília-DF,
23/ABR/2024

Saiba como a animação 'Denis, o pimentinha' virou filme

Apesar de ter as melhores intenções, 'Denis, o pimentinha' acabava aprontando muitas confusões no desenho homônimo que fez sucesso na década de 1980

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ataide de Almeida Jr. Publicação:13/03/2016 07:00Atualização:11/03/2016 15:38

 (NBC/Reprodução)


Os desenhos animados, geralmente, trazem um personagem ou situação que cria facilmente uma identificação com as crianças e os jovens, que compõem a maior parte da audiência. Seja com os super-heróis, que povoam os sonhos, ou aqueles comuns, mas com problemas e questões que todo mundo já passou. No caso de Denis, da animação Denis, o pimentinha, a história não é diferente. Exibido na década de 1980, o personagem principal aprontava todas como se fosse um garoto da vida real.


Denis, o pimentinha nasceu das tirinhas homônimas de Hank Ketcham, que eram distribuídas em vários jornais dos Estados Unidos. Denis era um garoto loiro, de topete, sempre de macacão vermelho, filho único, que era cheio de vontade de ajudar todo mundo. No entanto, sempre que se prontificava a fazer isso, tudo acabava em uma grande confusão. Desde ajudar a aparar a grama do jardim até andar de bicicleta, nada sai exatamente como o programado, mas o protagonista acabava se divertindo mais ainda.

Claro que ele não aprontava sozinho. Ao seu lado estavam o cachorro Ruffus; e os amigos Juca, Cícero, Gina e Margarete. E quem realmente sofria com essa turma era o vizinho de Denis, o senhor Wilson. Tudo o que Denis fazia acabava indo parar na casa do aposentado que morava ao lado. Sem ter sossego para curtir o tempo livre, Wilson ficava extremamente irritado com o menino loirinho. Às vezes, só conseguia se controlar com a ajuda da senhora Martha, a esposa dele, que tentava explicar carinhosamente que Denis era apenas uma criança.

Para se ter uma ideia de como o senhor Wilson sofria nas mãos de Denis, há um episódio da primeira temporada do desenho em que o aposentado escorrega no skate do personagem principal e é levado para o hospital. Ao fazer a visita, o jovem tenta ajudar o amigo mais velho de todas as maneiras, mas acaba fazendo com que ele piore. Há ainda um dos capítulos mais hilários em que Denis hipnotiza o senhor Wilson e o transforma em um garoto de 9 anos — juntos os dois aprontam pela vizinhança.

Denis, o pimentinha foi exibido nos Estados Unidos entre os anos de 1986 e 1987. Foram ao todo 78 episódios produzidos, cada um contava com dois ou três histórias diferentes. No Brasil, Denis chegou primeiro pela TV Manchete, mas logo depois migrou para o SBT, apresentado no programa Show Maravilha, de Mara Maravilha.


SAIBA MAIS


Filme

O sucesso do desenho logo fez  com que ele virasse filme. Denis,  o pimentinha chegou aos cinemas em 1993. No longa, os pais de Denis precisam fazer uma viagem e deixam o menino com o senhor e a senhora Wilson. No entanto, aquela vontade de ajudar do garoto acaba enlouquecendo os Wilsons.  O elenco trazia Walter Matthau,  como senhor Wilson, além de Christopher Lloyd e Joan Plowright.

Carreira

Quem viveu o pequeno Denis na versão para o cinema foi o ator Mason Gamble. Hoje, com 30 anos, Mason continua atuando em personagens pequenos para o cinema e a televisão. Logo depois de Denis, ele interpretou Dirk Calloway em Três é demais e, recentemente, esteve em alguns episódios de CSI: Miami.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK