Brasília-DF,
17/MAR/2024

Em tempos de festa de fim de ano,reunimos as melhores dicas de harmonização; confira

Nesta edição, conheça os petiscos ideais para cachaças e cervejas exclusivas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Mariana Vieira Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:21/11/2014 06:00Atualização:20/11/2014 15:30
É chegada a hora das celebrações. Para a época em que confraternizações entre amigos e comemorações em família ditam as regras à mesa, as bebidas viram as protagonistas em duas matérias especiais sobre harmonização do Divirta-se Mais. Esta semana, é a vez da cachaça e da cerveja; e na próxima semana, a do vinho e do uísque.

Com o aumento da procura por rótulos especiais, a cachaça virou item de exportação e melhorou de qualidade nos últimos anos. Quem assegura é Alberto Veras, especialista na bebida e proprietário da Adega da Cachaça, em Taguatinga. "Cachaça é cultura, é um retrato vivo do povo brasileiro desde a época colonial", afirma.

Segundo ele, Brasília pode não ter alambiques históricos como Ceará, Minas Gerais ou São Paulo, mas sabe dar o devido valor à água que passarinho não bebe - e combiná-la a toda sorte de petiscos. "Não conheço um restaurante que não tenha algum prato flambado com cachaça ou que harmonize com ela", comemora Veras, que também lecionou história durante alguns anos e sempre manteve-se de olho na evolução da marvada.

Cenário semelhante é o das cervejas especiais: se antes, no Brasil, o consumo da bebida se restringia apenas às pilsen (do tipo lager e com baixa fermentação), aos poucos, bares e empórios têm se rendido ao encanto dos outros estilos. Em alta, os rótulos especiais (chamados também de premium ou artesanais) tiveram um crescimento de 36% nos últimos três anos, segundo pesquisa de uma consultoria britânica no país.

Motivos não faltam para apreciá-las. Graças ao aumento na procura, as prateleiras têm sido preenchidas com rótulos nacionais e estrangeiros. Escuras, de trigo, amargas e até frutadas, as cervejas especiais também têm a vantagem de combinar com tira-gostos diferentes. "É um produto muito nobre e o mercado está começando a descobrir que há variações bem interessantes", ressalta Luiz Cláudio Carvalho, proprietário do Stadt Bier. Encha seu copo e convide o amigo da vez. Não esqueça: aprecie com moderação e, se beber, não dirija!

Confira onde você poderá encontrar casas direcionadas aos amantes das bebidas:


Adega da Cachaça
Empório da Cachaça
Toca do Chopp
MKB Cervejas Especiais
Fim da Linha
Stadt Bier
Pinella

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK