Brasília-DF,
16/ABR/2024

Saiba que em determinadas situações, a arte pode imitar a vida real

The Knick, Chicago P.D e Law & Order SVU são séries que usam histórias reais para conquistar o público

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:25/10/2015 06:00Atualização:23/10/2015 18:11

O realismo da direção de Soderbergh chocou e agradou o público de The Knick) (HBO/Divulgação)
O realismo da direção de Soderbergh chocou e agradou o público de The Knick)

Em uma sala de cirurgia mal iluminada, com instrumentos que mais se assemelham a peças de tortura, o cirurgião John Thackery (Clive Owen) busca mudar os rumos da medicina. Essa é a premissa da série The Knick, ambientada no começo do século 20 e que, sob a direção do cineasta Steven Soderbergh, conquistou o público e a crítica.

A segunda temporada do seriado estreou no Brasil em 16 de outubro pelo canal Max. Devido à ausência de Thackery, que foi hospitalizado por conta da sua dependência de cocaína, e a falta de pacientes o hospital no centro da cidade é fechado. A equipe decide se relocar para a zona alta de Nova York e o talentoso cirurgião afro-americano, Algernon Edwards (Andre Holland) trabalha incansavelmente para ser o sucessor de Thackery como chefe da área cirúrgica do hospital Knickerbocker.

The Knick se inspirou em pessoas reais na criação de seus personagens principais. O vício de Thackery é baseado na vida de William Stewart Halsted,um médico brilhante do hospital Johns Hopkins, que usava cocaína para se manter acordado. “Para mim. era muito importante ver que a dependência química não foi abordada uma maneira leve na segunda temporada. Teria sido intragável se ele tivesse saído de cena no primeiro episódio e agora reaparecesse como um novo homem. Sabemos que as dependências não funcionam assim”, explica o ator Clive Owen.

Para o astro de Hollywood, um dos aspectos mais gratificantes de trabalhar no seriado é a oportunidade de ser dirigido por Steven Soderbergh. “Já trabalhei com alguns grandes diretores, mas eu nunca com alguém como ele. Aprendi demais com o Soderbergh”, conta.

Série mostra a importância de quebrar paradigmas

O personagem Algemon Edwards é uma homenagem ao revolucionário Daniel Hale Williams, o primeiro médico negro a se tornar chefe de cirurgia nos Estados Unidos. Williams também foi responsável pela criação do primeiro hospital não segregado do país, Hospital Provident, em Chicago.

No início da segunda temporada, Edwards prova seu talento ao assumir o cargo de chefe de cirurgia temporariamente, mas quando ele se candidata ao cargo permanentemente, a diretoria do hospital o rejeita sem pestanejar. “Algemon é extremamente ambicioso e capaz, e quer aproveitar cada gota do seu potencial. Em termos de luta, acho que isso tem a ver com uma ambição frustrada e com o fato de ser um homem negro naquela época e que fez tudo corretamente – e continuar se sentindo como uma ilha. Isso gera uma raiva que precisa aflorar”, reflete Andre Holland.

 

Nas ruas de Chicago

 

O canal Universal também apresenta a nova temporada de Chicago P.D., série que acompanha o cotidiano do departamento de polícia da cidade. Os policiais são divididos em dois departamentos, um deles é formado por policiais que fazem ronda pelas ruas da cidade. O segundo é a Unidade de Inteligência, que combate o crime organizado e o tráfico de drogas, além de investigar assassinatos com grande repercussão na imprensa.

Os detetives de Chicago P.D. terão que lidar com a perda da agente Nadia (Stella Maeve), que foi sequestrada, estuprada e assassinada pelo assassino em série, Greg Yates. Lindsay (Sophia Bush), a melhor amiga de Nádia, decide abandonar o serviço de inteligência e se entrega a depressão. Segundo o criador da série, Matt Olmstead, o público acompanhará a luta da detetive para lidar com o trauma e voltar ao trabalho.


Veterana em ação

 

O canal Universal traz a 17ª temporada de Law & Order: SVU. A série contará com participações especias de Robert Sean Leonard (House) e Whoopi Goldberg. SVU retrata o dia-a-dia de um departamento de polícia de NY, especializado em investigar casos que exigem tratamento especial.

A equipe é liderada pela detetive Olivia Benson (Mariska Hargitay), uma policial experiente que escolheu integrar a Unidade de Vítimas Especiais para ajudar vítimas de abusos similares ao que ela sofreu no passado. A série foi criada a partir de Law & Order, mas com o passar dos anos, SVU estabeleceu sua identidade própria e chegou a superará-la em popularidade.


Serviço

The Knick
Vai ao ar no canal Max, toda sexta-feira, às 23h. Os episódios também estarão disponíveis nos serviços HBO Go e HBO on demand após a exibição televisiva.

Law & Order: SVU
Novos episódios vão ao ar no canal Universal, toda terça-feira, às 22h. Reprises, quartas, às 2h, domingos,
às 6h e 23h e segundas, às 4h.

Chicago P.D.
Novos episódios vão ao ar no canal Universal, toda terça-feira, às 23h. Reprises, terças, às 3h, segundas, às 0h e 5h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK