Brasília-DF,
17/MAR/2024

Aves rendem preparos de dar água na boca em restaurantes da cidade; confira

Esta semana, o Divirta-se Mais fez uma expedição gastronômica em busca de nove aves diferentes e desvendou o que há por trás de cada preparo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Rebeca Oliveira Mariana Vieira Publicação:14/11/2014 06:00Atualização:13/11/2014 12:22

 (Gilberto Alves/CB/DA Press)
Comum ou exótica, com ares luxuosos ou de uso popular na gastronomia brasileira, a carne de ave tem algumas características em comum: em geral, possui 100 calorias a cada 100g e apresenta diversos benefícios à saúde, além de ser muito saborosa e de poder aparecer em receitas de diversas formas: ensopada, assada, frita. No preparo, costuma ser marinada por algumas horas, para absorver bem o sabor de ervas, temperos e especiarias.

Esta semana, o Divirta-se Mais fez uma expedição gastronômica em busca de nove aves diferentes e desvendou o que há por trás de cada preparo. Algumas são mais conhecidas, como o galeto e a codorna; outras, a exemplo do chester e do peru, são lembradas apenas nas festas de fim de ano. Há, ainda, representantes menos populares, mas disputados por quem aprecia a boa mesa - faisão, marreco e galinha d'angola estão aí para provar.


"O consumo de aves ainda é muito restrito ao Natal, mas, como eu adoro esses sabores, principalmente do galeto, preparo o ano inteiro", assinala a chef Mara Alcamim, do Universal Diner.

Para Alexandra Alcoforado, do Inácia Poulet Rôti, um dos maiores desafios de preparar aves está no momento de desossar: "É preciso entender a técnica e ter prática para evitar o desperdício de carne".

Não são apenas os chefs que indicam as aves. A professora de gastronomia da Universidade Católica de Brasília Jênnifer Lacerda destaca o valor nutritivo encontrado nelas: "As aves são ricas em proteínas, aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro, tripofano, vitaminas, entre outros, além de ter menos gordura saturada que a carne vermelha."

Bar da Codorna
Dona Lenha
Universal Diner
Recanto Caipira
Inácia Poulet Rôti
Trattoria da Rosario
Piccolo Emporium
Bartolomeu

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK