Brasília-DF,
17/MAR/2024

Coco e abacaxi brilham em receitas que vão de peixes e frutos do mar a carne vermelha

As frutas tropicais, além de refrescantes e adocicadas compõem pratos variados

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:30/01/2015 06:00Atualização:29/01/2015 13:08

 ((Bruno Peres/CB/D.A Press))
Não é só o cantor Jorge Ben Jor que exalta as peculiaridades do nosso país tropical e abençoado por Deus. Em pleno verão, é hora de desfrutar a abundância das frutas tropicais e, nesse quesito, o coco e o abacaxi sobressaem.

O Divirta-se Mais encontrou receitas variadas de chefs da cidade com os dois ingredientes. A variedade vai de carne suína a camarão. Em comum, os estabelecimentos apresentam o desejo de valorizar produtores locais, para estimular a cadeia produtiva do Distrito Federal. "Sou associada ao (movimento) slow food há muitos anos e dou prioridade a produtores locais. Uso as geleias da Cornucópia e da Renata Mandelli, que só utilizam frutas orgânicas, sem agrotóxicos", explica a chef Thalita Kalix, do Don Ruffoni.

Situação semelhante é a do chef Lui Veronese, do restaurante Cru. Assim que voltou de um intercâmbio gastronômico na Europa, onde trabalhou em casas como o premiado restaurante espanhol El Celler de Can Roca, também associou-se ao braço local do movimento. Em suas mãos, o abacaxi virou carpaccio e o coco verde compõe um tiradito, prato de origem peruana.

O carioca Paulo Ferreira também acredita que, usando coco, abacaxi e outras frutas que têm a cara do Brasil - e de preferência produzidas no DF - reforçamos a gastronomia local. "Temos milhares de frutas deliciosas e apropriadas para comer no verão, e a combinação do sabor de um doce da fruta com o salgado do prato é algo valorizado internacionalmente. Por que não usá-los, e das formas mais diferente possíveis?", questiona o chef do restaurante Ilê.

Confira a seleção de casas que oferecem estes pratos:


Restaurante Ilê

Restaurante Cru

Restaurante Bali

Restaurante Palace Long Fu

Confraria do Camarão

Restaurante Coco Bambu

Restaurante Don Ruffoni

Cornucópia e Renata Mandelli

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK