Brasília-DF,
17/MAR/2024

Arroz é considerado o rei no mundo dos alimentos

O grão que faz parte da rotina alimentar dos brasileiros, é consumido em seis continentes. Por ser tão versátil, ele abrange desde entradas salgadas até sobremesas deliciosas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:11/09/2015 06:00Atualização:11/09/2015 16:31

 (Carlos Moura/CB/D.A Press)
 

Tão básico quanto essencial, o arroz é alimento central em culturas dos seis continentes. Este ano, a Expo Milão explora o tema Nutrir o planeta, energia para a vida e apresenta o grão como um dos elementos centrais da feira.

Na China, ele é consumido há mais de 12 mil anos. Em nosso país, por exemplo, é um dos únicos ingredientes encontrados de Norte a Sul, seja nas versões mais básicas, seja em preparos com influências internacionais. Nada une mais o brasileiro e pode ser tão popular quanto um prato de feijão com um bom punhado de arroz.

Selvagem, negro, basmati, vermelho, sete grãos, arbóreo. Os tipos de arroz vão além do que estamos acostumados a pensar. Alçado a uma das principais guarnições de restaurantes de Brasília, aparece sob diferentes versões. O arroz pode sentar à mesa do café da manhã, num bolo artesanal feito com o grão na Bolos da Vovó, ao jantar, com o risoto pra lá de cremoso no italiano Cinque Terre.

Desde que foi travada uma guerra contra o glúten, alçado a novo vilão da gastronomia, o arroz passou a figurar nos pratos de quem eliminou a substância do cardápio. Um motivo a mais para experimentar as receitas que o Divirta-se Mais apresenta a você.

Falso macarrão

Italiano, como de costume
Unidos venceremos
Releitura de um clássico
Saudável e sem glúten
Bolinho bem brasileiro
Tradição romana
Bolo de vó

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK