Brasília-DF,
26/ABR/2024

Fazendas de produção de ingredientes abrem as portas para consumidores

Aproveitando o crescente interesse do público pela origem dos alimentos, produtores rurais abrem as portas de suas propriedades para mostrar toda a cadeia produtiva de diversos itens

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:14/11/2014 08:00
Durante três horas, o visitante da fazenda Santa Rosa conhece o passo a passo da produção cafeeira
 (Felipe Menezes/Divulgação)
Durante três horas, o visitante da fazenda Santa Rosa conhece o passo a passo da produção cafeeira
O turismo no cerrado vai além das belas paisagens da região. Aproveitando o crescente interesse do público pela origem dos alimentos, produtores rurais abrem as portas de suas propriedades para mostrar toda a cadeia produtiva de diversos ingredientes, como queijo de cabra, café e hortaliças orgânicas. É um turismo que aguça os cinco sentidos.

Na Fazenda Santa Rosa, a 70km de Brasília, é possível acompanhar todo o processo de fabricação do café Fontenelle. A mil metros de altitude, são produzidos mais de 500kg do grão 100% arábica, que é classificado, torrado, embalado e distribuído pela empresa. O passeio que leva aproximadamente três horas, é finalizado com uma degustação. "Esse tipo de experiência é uma maneira efetiva de saber a origem do que está sendo consumido e uma forma de valorizar a cultura cafeeira", ressalta Thamis Fontenelle, proprietária da marca.

Já as cabras saanen - de origem suíça - são as responsáveis pela matéria-prima utilizada na Kapra, empresa dedicada à produção de queijos e iogurtes no Núcleo Rural de Sobradinho. Técnicas estrangeiras são aplicadas para a extração do leite e fabricação de derivados com a supervisão do casal Wilson e Norma Sesana. Queijos como meia-cura, arishe (típico árabe), minas, boursin e candango - com receita própria - são alguns exemplos produzidos no espaço visitado por muitos estrangeiros e que pode ser um interessante roteiro aos apaixonados por queijo, que ainda podem provar iogurte natural e pão de queijo de cabra.

Quem deseja conhecer hortas orgânicas pode se programar para uma visita à Fazenda Malunga, especializada no plantio sem agrotóxicos. Um gerente recepciona os visitantes e explica todos os processos além de guiá-los em plantios com hortaliças em diversas fases de desenvolvimento, estufas e viveiro de mudas. O passeio, que dura em média duas horas, é finalizado na área de processamento, em que os produtos são higienizados e porcionados para a venda.

Café Fontenelle

Fazenda Santa Rosa, BR 251, Km 55, Rodovia Unaí, Paranoá. Telefone: (61) 3234-5133.

Fazenda Malunga

Colônia Agrícola Lamarão, BR-251, sentido Unaí, Paranoá. Telefones: 8504-0914 e 9267-0042.

Kapra Laticínios

Núcleo Rural Sobradinho II, granja 29, Sobradinho. Telefone: 9555-0376.

*Para visitar os locais, é preciso agendar com antecedência

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES