Brasília-DF,
23/ABR/2024

Atividades com jangada e barco se destacam e chamam a atenção; confira

O passeio nesse tipo de embarcação virou o foco de quem procura uma atividade diferente ou um pôr do sol especial

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:19/12/2014 07:20Atualização:18/12/2014 15:23
O uso de colete salva-vidas é obrigatório durante o passeio (Jangada Shalom/Divulgação)
O uso de colete salva-vidas é obrigatório durante o passeio
Os 48 quilômetros quadrados de extensão do Lago Paranoá são utilizados de diversas formas pelos brasilienses: de um simples mergulho até a prática do windsurfe. Para quem curte apenas ficar tranquilo e admirar a paisagem, um passeio tem feito sucesso: o de jangada.

Após alguns anos servindo à Marinha Mercante, Pedro Jorge Silva, 50 anos, não quis esquecer o tempo que passou no mar. Ele resolveu se aproximar dessa paixão, mesmo que fosse no Lago Paranoá. "Já naveguei pelo mudo afora e sempre desejei continuar na profissão. A jangada veio do Nordeste e está toda adaptada para Brasília", explica.

O serviço da empresa Jangada Shalom começou há mais de dois anos, primeiro na Ponte do Bragueto e, em seguida, próximo à Ponte JK. "Quando a embarcação chegou, coloquei um motor mais potente, timão e os bancos. É quase uma jangalancha", brinca.

No fim de semana, o tour mais procurado é o de 30 minutos, que sai da Ponte JK e vai até o Clube de Golfe. O preço é de R$ 25, mas há desconto para grupos maiores. Mesmo com o período de chuvas, o serviço continua. "Brasília é diferente. Pode ser que esteja chovendo em alguma parte e não no lago. Vale a pena passar lá para conferir", afirma.

O bom humor do comandante do Jangada Shalom dá o tom na trilha sonora do passeio. “Às vezes, coloco o tema do filme Titanic para tocar. Além de todo mundo cair na risada, vários Jacks e Roses vão para a frente da embarcação e abrem os braços para as fotos”, comenta. Pedro também inclui na trilha sonora o Bolero de Ravel e canções da MPB, sem contar o tradicional Kenny G, para que os participantes apreciem o pôr do sol.

Uma das preocupações de Pedro é quanto à segurança: "A jangada é uma das embarcações mais seguras que existem". "Além disso, todo mundo só anda de colete salva-vidas."

Jangada Shalom

De segunda a sexta, apenas por agendamento, a partir das 14h; sábados, domingos e feriados, funciona a partir das 8h. Preço: R$ 25, passeio de meia hora aos sábados, domingos e feriados; para agendamento, o valor deve ser combinado. Local de embarque: Ponte JK – Enseada Beira-Lago. Informações: 8220-7877 e 9699-6798.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES