Brasília-DF,
25/ABR/2024

Paralelamente faz reflexão sobre internet e redes sociais nos relacionamentos

O ponto de partida da peça é o encontro de cinco amigos que há tempos não se viam e marcam uma reunião usando uma rede social.

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:27/02/2015 07:35

Nem tão próximos assim: peça discute influência da internet nas relações interpessoais (Igor Cabral/Divulgação)
Nem tão próximos assim: peça discute influência da internet nas relações interpessoais

O cruzamento entre técnicas tradicionais e contemporâneas constitui um forte elemento cênico do grupo carioca Brecha Coletivo. Em Paralelamente, a companhia apresenta olhar artístico e subjetivo sobre os relacionamentos modernos e a virtualidade. O ponto de partida é o encontro de cinco amigos que há tempos não se viam e marcam uma reunião usando uma rede social.

“A internet é uma revolução em todos os sentidos, mas, principalmente, na comunicação entre as pessoas. Eu sou parte de uma geração que cresceu sem ela e que viveu essa transição. Queríamos trazer uma visão poética sobre essas mudanças”, explica João Rodrigo Ostrower, que assina a direção do espetáculo ao lado de Lisa Fávero. O objetivo, segundo ele, não é “demonizar” a rede mundial de computadores, mas compreendê-la.

“Pesquisamos como o comportamento virtual pode ser transposto para um encontro físico. Ao escrever um e-mail, há uma proteção por meio do computador, às vezes até pelo anonimato, mas a emoção é a mesma, ainda que o personagem esteja por trás de uma tela”, explica o diretor.

O espetáculo faz parte do projeto de ocupação artística BR-040, inspirado na rodovia que conecta Brasília ao Rio de Janeiro.

Duas perguntas para João Rodrigo Ostrower

A internet é colocada como uma vilã no espetáculo?


Não fazemos julgamentos sobre o que é melhor: o relacionamento presencial ou o real, e, sim, apresentamos o resultado de nosso estudo sobre a comunicação em época de wi-fi e de aplicativos como WhatsApp e Second Life.

O que notaram sobre o conceito de distância hoje em dia?

Ao longo dos anos, os conceitos de espaço e tempo vão se modificando. Nós conversamos e estudamos com vários teóricos, mas essa transição ainda está sendo pensada. Não é possível mensurar como a internet mudou a humanidade em todos os níveis. Tudo isso está em questão em Paralelamente. Testamos alguns procedimentos cênicos interessantes, como o diálogo entre atores que parece acontecer em uma sala de bate-papo. No fim das contas, estamos apenas contando uma história, só damos um tratamento formal diferenciado. Mostramos no corpo e nos espaçamentos cênicos de tempo o que a internet faz com as pessoas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES