Brasília-DF,
17/MAR/2024

Quinta temporada de Game of thrones estreia hoje na HBO e promete surpresas

Um núcleo em Dorne, uma das nove regiões dos Sete Reinos, está entre as novidades da nova fase

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:12/04/2015 08:00Atualização:10/04/2015 12:50
Conquista do poder: Cersei Lannister pede  ajuda do  irmão e amante Jaime (HBO/Divulgação)
Conquista do poder: Cersei Lannister pede ajuda do irmão e amante Jaime
A disputa do trono de Westeros, o continente fictício retratado em Game of thrones, estará de volta à televisão hoje, a partir das 22h, com transmissão simultânea no Brasil e nos Estados Unidos, nos canais HBO e Cinemax.

A sequência será baseada em algumas das histórias retratadas nos livros O festim de corvos e A dança dos dragões, o quarto e o quinto volume da saga As crônicas de gelo e fogo, do autor George R.R. Martin, que deu origem ao programa televisivo.

Apesar de ter inspiração na obra, desta vez, a série ficará ainda mais distante dos livros de Martin. O próprio autor, que normalmente participa como roteirista ao lado dos produtores David Benioff e D.B. Weiss, revelou em entrevista à imprensa internacional que "personagens que não morrem nos livros morrerão na série".

A declaração assustou os leitores dos livros que costumam ficar a salvo de spoilers e criou uma apreensão em relação à morte de mais personagens queridos - marca registrada do seriado. Independentemente disso, como bem definiu a atriz Maisie Williams, "Game of thrones é sobre morte, morte, morte e vingança!"

Tudo pelo poder

A série retoma a história a partir das surpreendentes mortes de personagens importantes na disputa do trono na temporada anterior. Com um certo vazio de peças articuladoras, protagonistas de Westeros e Essos (outro continente da trama) farão de tudo para ocupar esse espaço, cada um ao seu modo.

"Cada personagem será colocado em uma posição diferente. A política, a disputa e o desejo de permanecer vivo de cada personagem terão uma influência importante nas decisões que serão tomadas", explica o ator Liam Cunningham, que interpreta Davos Seaworth, o braço direito de Stannis Baratheon (Stephen Dillane).

A quinta temporada mostrará as reviravoltas nas histórias de vários personagens. Na Muralha, Jon Snow (Kit Harington), por exemplo, terá que conciliar as exigências da Patrulha da Noite com as do recém-chegado Stannis Baratheon, que se considera o legítimo rei de Westeros. Além de ter que lidar também com os selvagens, que ultrapassaram as fronteiras do reino.

Em Porto Real, Cersei Lannister (Lena Headey) precisa, em meio aos entraves da família Tyrell, lutar para manter seu poder no reino e também sobre o filho Tommen (Dean-Charles Chapman), que agora sofre influência de Margaery (Natalie Dormer). Enquanto isso, Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) embarca em uma missão secreta.

Jon Snow terá que lidar com a presença de Stannis Baratheon no Castelo Negro (HBO/Divulgação)
Jon Snow terá que lidar com a presença de Stannis Baratheon no Castelo Negro


Além de Porto Real

Do outro lado do continente, Arya Stark procura abrigo em Bravos e se lembra da moeda dada pelo amigo Jaqen H'ghar. Tyrion Lannister (Peter Dinklage), que fugiu após assassinar o pai e a amante, deixa Westeros em busca de ajudar a alguém fora da "roda" de famílias dos Sete Reinos. Daenerys (Emilia Clarke) terá que fazer grandes sacrifícios para permanecer no poder.

Um novo campo de batalha

Um núcleo em Dorne, uma das nove regiões dos Sete Reinos, está entre as novidades da quinta temporada. A família havia sido apresentada nos anos anteriores por meio de Myrcella Baratheon, que será vivida, desta vez, por Nell Tiger Free, a filha de Cersei enviada a Dorne a mando de Tyrion; e de Oberyn Martell (Pedro Pascal), um dos príncipes da região que chega a Porto Real para o casamento de Joffrey.

Com a morte de Oberyn Martell, a família do personagem fará de tudo para derrubar os Lannisters. Assim, surge Doran Martell (Alexander Siddig), o irmão mais velho de Oberyn e o lorde em comando de Dorne; Areo Hotah (DeObia Oparei), o guarda da família Martell e escudeiro do reino; além das três filhas bastardas do morto.

"Areo foi criado para servir, proteger e obedecer. Quando Ellaria Sand (Indira Varma) volta para casa, ela está furiosa e quer vingança pela morte do amado. Oberyn é uma parte do legado de coisas que os Lannisters fizeram à casa de Dorne e ele pensa em se infiltrar e derrubar esse sistema", comenta o ator DeObia Oparei sobre o personagem novato na trama.

"As meninas foram criadas ouvindo falar de como os Lannisters abusaram dos parentes delas. Quando Oberyn morre, é a hora em que elas farão o que passaram a vida se preparando. A relação entre elas é muito difícil, mas agora elas têm algo em comum", afirma a atriz Jessica Henwick, que dará vida a Nymeria Sand, uma das vingativas filhas de Oberyn.

A atual temporada contará com personagens da região de Dorne (HBO/Divulgação)
A atual temporada contará com personagens da região de Dorne
Curiosidades
- Croácia, Espanha e Irlanda receberam gravações da quinta temporada
- Ao todo, foram 240 dias de produção da nova sequência
- A série precisou de 5 mil figurantes, mil pessoas na produção e 166 atores
- Desde 2012, Game of thrones é a série mais pirateada da história
- A série é líder de audiência da HBO, derrubando Família Soprano e True blood

Polêmica

Na última semana, a HBO lançou o aplicativo Patrulha da noite. A ideia era aumentar a expectativa do público em torno da série. No entanto, ao limitar o programa apenas aos homens, uma referência à irmandade que protege a muralha composta apenas por pessoas do sexo masculino, o aplicativo foi classificado como machista na internet.

Duas perguntas // Carine Van Houten


O que você pode adiantar sobre a personagem nesta nova temporada?

Eles querem voltar para reconquistar Winterfell e desejam que Jon Snow vá junto. Mas ele está com seu compromisso com a Muralha, e Melisandre precisará seduzi-lo. Stannis é o grande foco dela, mas, nesta temporada, ela estará distraída com Jon Snow. Em parte pela presença dele como homem, mas há algo mais. Ela sente que precisará dele futuramente.

Como você percebe a recepção do público?

É engraçado, tem um grupo de pessoas que realmente gosta da Melisandre. Elas a acham interessante, apesar de seus métodos. As pessoas se sentem atraídas por ela.

Confira os trailers da quinta temporada de Game of Thrones:




COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES

EVENTOS






OK