Brasília-DF,
25/ABR/2024

Divirta-se Mais elenca doces dos cinco continentes; saiba onde comer

Açúcar, ovos e leite são a base. Chocolate, frutas, cremes e bebidas alcoólicas, os complementos de várias receitas, das mais clássicas às inovadora

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Rebeca Oliveira Publicação:14/03/2014 06:00Atualização:14/03/2014 16:06

 (Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A confeitaria é um capítulo à parte na história da gastronomia. O açúcar, que em grandes quantidades é um excelente conservante, sempre existiu em abundância no Brasil, desde o período colonial. Os portugueses se esbaldavam com doces à base de ovos, e, do lado de cá do Atlântico, o açúcar virava rapadura, geleia de frutas e doces cristalizados.

Brasileiro gosta de doce. Grande parte dos confeiteiros concorda: as sobremesas produzidas em terras tupiniquins levam mais açúcar que o normal. A especialista Danielle Noce explica que essa predileção pela doçura tem razão histórica: a quantidade de açúcar que havia em cada receita era um indício de posição social na época dos engenhos. “Isso acabou se transformando na base do paladar em termos de sobremesa”, avalia.


Assim como acontece com o brigadeiro e as compotas de frutas tropicais no Brasil, em cada país há uma iguaria que se sobressai. Em uma viagem pelos cinco continentes, o Divirta-se Mais apresenta sobremesas famosas mundo afora. Açúcar, ovos e leite são a base. Chocolate, frutas, cremes e bebidas alcoólicas, os complementos de várias receitas, das mais clássicas às inovadoras. O importante é adoçar a refeição e, quiçá, a vida.

 

Confira as sobremesas de cada região do mundo e onde encontrá-las em Brasília:

Argentina

Portugal

Estados Unidos

França

Inglaterra

Itália

África

Marrocos

Oriente Médio

Austrália

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK