Brasília-DF,
24/ABR/2024

Tradicionalmente italiano, o risoto ganha a mesa dos brasileiros; confira o roteiro

Muito mais do que um simples arroz, no Brasil, o prato ganha releituras regionais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Bernardo Bittar - Especial para o Correio Paula Bittar, Especial para o Correio Publicação:22/08/2014 06:00Atualização:22/08/2014 14:25

 (André Violatti e Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Muito mais do que um simples arroz. Este é o risoto, prato tradicional da culinária italiana que ganhou as mesas dos brasileiros, com direito a releituras regionais. Mas como ele surgiu? "São muitas as lendas em torno da origem; tantas que é difícil arriscar qual é a mais próxima da realidade", explica o chef de cozinha e autor do livro Risotos: 50 receitas, André Bocatto. Ele conta que existem duas hipóteses bem aceitas sobre o nascimento do prato.

Em Brasília, existem diversas casas onde é possível encontrar versões interessantes. A chef Ticiana Werner comanda um rodízio do prato e garante que os diferenciais estão "no caldo caseiro, no queijo parmesão com boa cura e no tempo de cocção dos ingredientes".

De acordo com a chef Ana Toscano, que está à frente do restaurante Villa Borghese e ministra aulas específicas sobre a produção de risotos na Escola de Gastronomia de Brasília, trata-se de um prato que depende do frescor.

"Ele é o rei, precisa ser servido logo após ficar pronto. São os convidados quem devem esperar pelo prato", ensina Ana.

O chef Diego Koppe, do Babel, acredita que misturar bebidas alcoólicas e seguir a receita tradicional italiana contribuem para um prato com maior qualidade. "Não dá para misturar creme de leite nem enriquecer a panela com coisas muito modernas", lembra. Se a ideia é partir do tradicional preparo às experimentações, você encontrará o caminho nas seguintes dicas:


Restaurante Ticiana Werner


Villa Borghese

 

Restaurante Babel

 

Espresso Mogiana

 

Le Plateau d'Argent

 

Cantucci Bistrô

 

Risotelli

 

Risotti D'oroque

 

Adega Baco

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK