Brasília-DF,
26/ABR/2024

Alimentos sem glúten, lactose ou dietéticos elencam menus de casas brasilienses

Sem perder o sabor, opções satisfazem até quem não tem alergia ou intolerância

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:20/02/2015 08:00Atualização:19/02/2015 13:30

 (Ed Alves/Paula Rafiza/Bruno Peres/Esp. CB/D.A Press)
Já se foi o tempo em que restrições alimentares dificultavam a socialização à mesa. Esta semana, o Divirta-se Mais prova que não é mais preciso mudar a rotina e se restringir a casas especializadas em comida natural ou dietética para encontrar pratos que se adaptem a esse perfil de consumidores.

Em Brasília, chefs estão atentos a esses comensais e criam receitas que surpreendem pelo sabor. Flávio Leste, do Villa Tevere, mostra que nem todo espaguete precisa de farinha de trigo - o chef utiliza farinha de arroz, opção sob medida para celíacos.

Nos doces que elabora, a chef Bárbara Soares elimina o açúcar dando lugar ao dulçor natural da fava de baunilha e de geleias de frutas elaboradas sem o ingrediente. Tudo é feito mantendo o cuidado necessário. Na cozinha da Confraria Bolos e Biscoitos, surge um exemplo: os preparos sem glúten, lactose e dietéticos são feitos em horários diferentes dos convencionais.

Segundo a nutricionista Lorenza Rodrigues dos Reis Gallo, especializada em gestão da produção de refeições saudáveis, o crescimento da oferta de pratos sem glúten, lactose ou açúcar atende ao aumento do número de pessoas com alergias ou restrições alimentares, diretamente relacionado ao consumo de produtos industrializados. "Mas não podemos esquecer que intolerâncias e alergias também têm influência da genética", explica a especialista. Celíacos, intolerantes a lactose e diabéticos, estejam (muito bem) servidos!

Confira a seleção de casas:


Villa Tevere

Ancho Bistrô de Fogo

Piantella

Dolce Far Niente

Le Plateau D'Argent

Creperia C'est la Vie

Confraria Bolos e Biscoitos

Amor à Torta

Babi Gourmet

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK