Brasília-DF,
26/ABR/2024

Pratos de todas as regiões podem ser encontrados em casas da capital; confira

Aos 55 anos, Brasília reforça a vocação de abraçar o país. E na gastronomia não é diferente!

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:24/04/2015 06:00Atualização:24/04/2015 11:58

 (Bruno Peres/Andre Violatti/Carlos Moura/CB DA Press)
Quando foi fundada, há 55 anos, Brasília recebeu imigrantes de vários estados brasileiros, que aqui deixaram sua cultura. Até hoje, essa miscigenação pode ser observada nos restaurantes da capital federal.

Os sabores das cinco regiões se encontram em nossas mesas. Do nortista pato no tucupi à paleta de cordeiro à moda gaúcha, o Divirta-se Mais apresenta o amplo leque de opções que contempla todo o país.

Segundo Ana Paula Jacques, pesquisadora em gastronomia como Patrimônio Cultural Brasileiro, Brasília é um espelho de todas essas culturas misturadas. "A capital reflete as várias identidades do Brasil. Com cada vez mais frequência, nossa cidade cria a própria identidade. Estamos começando a usar os produtos locais e acredito que em algum tempo teremos nossos pratos típicos", defende Ana Paula.

As principais culturas que moldaram a gastronomia brasileira foram a indígena, a negra e a europeia. "Mas a gastronomia não é algo estático, estamos sempre sujeitos a mudanças", afirma a especialista.

Faça uma viagem gastronômica pelo país sem sair de Brasília e conheça vários sabores marcantes que temos no Brasil. "A nossa maior identidade é nossa variedade. Não devemos tentar achar um único prato que represente o Brasil. São vários pratos que nos representam". Ana Paula Jacques

Confira onde encontrar pratos típicos na capital:


Sabor do Pará

Chef Márcia Latão

Dona Graça

Pamonha Pura

Dudu Camargo Bar

Vista Linda

Esquina Mineira

Sapori Paulista

Galeteria Serrana

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK