Brasília-DF,
17/MAR/2024

Alimentos vistos como vilões para a saúde agora são destaques nos menus da cidade

Pesquisas recentes fazem a redenção de alimentos como café, chocolate e ovo. Antes vilãs, agora essas delícias são as queridinhas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Rebeca Oliveira Publicação:19/06/2015 06:00Atualização:18/06/2015 14:00

 (Ana Rayssa/CB/D.A Press e Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
Está liberado: o ovo voltou a fazer bem. O ingrediente é um dos protagonistas da eterna discussão - que já dura mais de 100 anos: a ingestão de colesterol faz mal? A resposta vem do Departamento de agricultura norte-americano, por meio do relatório de diretrizes alimentares de 2015. "O colesterol não é um nutriente cujo consumo excessivo deva ser uma preocupação", conclui a pesquisa.

A recomendação anterior era de que o consumo de colesterol não passasse de 300 miligramas por dia, mas, segundo o relatório americano, as evidências mostram que o consumo não tem relação com as taxas de colesterol no sangue. Com isso, alguns alimentos que antes eram tidos como vilões agora podem ser apreciados com tranquilidade.

O chef do Cru Balcão Criativo, Lui Veronese, comemora: "Como pelo menos um ovo por dia, não militaria nunca contra esse ingrediente tão versátil e fundamental na cozinha". "Somos um dos únicos endereços de Brasília a preparar receitas com camarões que têm Denominação de Origem Controlada (D.O.C.), selo de indicação geográfica. O crustáceo vem da Costa Negra, em Fortaleza, região com solo rico em minerais", comenta Marilde Cavaletti, do Les Maries.

Outra casa que investe em um ingrediente de alta qualidade é o Nippon, com suas lulas baby, "a partir de filhote de lula, com textura mais macia e tenra que as demais", como explica o proprietário, Jun Ito.

Nas taças
O vinho é um aliado na luta contra problemas cardíacos. Ele tem reverastrol, substância antioxidante para limpar artérias e regular as taxas de colesterol.

O Divirta-se Mais separou receitas onde os protagonistas são alimentos ricos em colesterol. Mas mantenha a cautela e a parcimônia com sódio, açúcar e gorduras ruins. Confira:

Cru Balcão Criativo

Ticiana Werner

Téro Café

Les Maries

Nippon

Kiosky da Rosa

Los Baristas

Oficina das Tortas
4DozeBistrô

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK